Carmo do Rio Claro: Uma excelente opção turística em Minas


Enviado em 30 de julho de 2015 às 23:53:45


Carmo do Rio Claro - MG

A cidade de Carmo do Rio Claro, localizada a 400 quilômetros da capital paulista e a pouco mais 370 de Belo Horizonte, encanta as pessoas que a visitam. Ainda pouco explorada, ela surpreende os turistas de primeira viagem. A natureza presenteou a cidade com belas cachoeiras e com as águas esverdeadas do Lago de Furnas. As montanhas oferecem vistas encantadoras, além de muito verde e um povo além de acolhedor que tem orgulho de suas tradições.

claros

 

Os Carmelitanos, como são chamados os moradores da cidade, se encarregam de oferecer uma hospedagem acolhedora. Carmo do Rio Claro possui a maior área alaga da de Furnas e pode ser considerada , para os pescadores, o paraíso do Tucunaré.

varandas

Ao fundo da bem cuidada e charmosa Pousada Varanda das Montanhas avista-se a Serra da Tormenta – com mais de 1.287 m de altitude. Ela guarda duas igrejas a Capela da Nossa Senhora Aparecida  no topo da montanha e a Capela de Nosso Senhor dos Passos bem no principio da trilha.  A Serra da Tormenta é um dos locais  onde pratica-se o voo livre ou parapente. Para os turistas apreciadores de aventuras não faltam atrativos! Lá, um conjunto de montanhas com  rampas naturais propicias á pratica de voo livre e paraglider. Outras atividades oferecidas são trekking, mountain bike, rapel, montanhismo e cavalgada. O professor de Jiu Jitsu , Marcos Abelmo é ao mesmo tempo o “Sr da Tormenta”. Ele conduz o Jeep 63 vermelhão e muito bem conservado pela estradinha sinuosa e leva até a parte mais alta da serra cerca de 20 minutos . Lá pertinho das nuvens mostra com todo cuidado em todos os detalhes a cidade, os contornos do Lago de Furnas e as matas conservadas junto aos principais morros da cidade. No início da subida recebemos a proteção de Nosso Senhor dos Passos e lá no alto as bençãos de Nossa Senhora Aparecida. Trata-se do lugar mais alto que a imagem da padroeira do Brasil é venerada.

furnas

O Lago de Furnas, cercado pela natureza, é local de prática de esportes aéreos, náuticos e pesca esportiva. A Ponte Torta, que fica sobre o lago, é um dos pontos preferidos de apreciadores da pesca esportiva. Já as Cachoeiras da Água Limpa, da Alegria e Santa Quitéria proporcionam momentos de relaxamento e prazer.

O Museu do Índio bem no centro da cidade apresenta mais de mil peças indígenas preservadas pelo artesão Antônio Adalto Leite, que desde 1954 mantém o maior museu particular de peças indígenas do estado de Minas. O lugar conta um pouco da importante história dos índios Cataguazes, que foram totalmente dizimados pelos portugueses. Segundo ele, estima-se mais de um milhão e duzentos mil índios mortos e expulsos de suas terras. Peças para cortar e afiar, pratos, urnas funerárias, além de restos mortais estão guardados de maneira preciosa. A entrada para o Museu é totalmente gratuita.

lagoa

 

Carmo do Rio Claro possui 221km² do Lago de Furnas e é a maior cidade com área inundada pela represa. Segundo Antônio Adalto Leite, muitos sítios arqueológicos estão ainda submersos e Furnas  proíbe a exploração dessa enorme riqueza dos antigos habitantes dessas terras.

O Museu particular Carlota Pereira da Silva retrata arte e costumes de Carmo do Rio Claro e seus habitantes. Ele desempenha um papel educativo e de conscientização popular para o aprimoramento da identidade Carmelitana, acervando objetos ligados ao cotidiano do século XX e dos anteriores.

 

doces

Gastronomia Diferenciada e doces artesanais

A gastronomia de lá  é muito mais diversificada do que em outras paragens mineiras. Além dos tradicionais, arroz, tutu, couve, carne de panela e de porto, destacam-se os bolinhos de peixes,  a Tilápia, o Tucunaré, e outras iguarias que as águas de Furnas proporcionam ao visitante. Por ser uma cidade com grande potencial agrícola  dois grandes destaques podem ser sentidos. O café produzido aqui é um dos melhores de todas as Minas Gerais, como também as deliciosas cachaças, como a premiada Coração de Minas. Lá o empresário Leonardo  Pereira recebe os turistas e visitantes para uma verdadeira aula sobre o processo produtivo. Desde a colheita, poda e tratamento da cana, até ela virar uma cachaça gourmet. Todo o processo é auto sustentável, desde o bagaço que vira combustível, até o etanol que é separado e vira combustível para ser utilizado nos carros da própria fazenda.

Os tecelões  utilizam de toda a sua criatividade na confecção de tecidos que são usados em  diversas peças de decoração, acessórios e vestuário. Muitas peças ainda recebem acabamento de crochê e bordado. A cidade possui hoje, mais de 2.500 pessoas envolvidas com o artesanato local, incluindo os que amarram, tecem e os que vendem suas peças para outros estados do país, além de exportarem para vários países da Europa.

As conservas de doces são fabricadas sem nenhum tipo de aditivo químico, realçando ainda mais o sabor das frutas. Ariovaldo Moura, da Art Minas Doces é um paulistano da Casa Verde que adotou a cidade e exporta seus produtos para vários países. A variedade e a disposição das frutas nos recipientes e os desenhos feitos manualmente tornam cada vidro de conserva uma peça de arte única. Por mês são produzidas, em média, 30 mil potes de doces.

Com a proteção de Nossa Senhora do Carmo, a cidade que tem somente 137 anos, era antigamente distrito de Passos. As atrações não param por aí. Rios com águas clarinhas e piscosos , cânions,  mar de montanhas e cenários que lembram um enorme presépio. Citar alguns Carmelitanos que lutam para colocar a cidade na rota dos destinos mais visitados de Minas Gerais. O simples e educado Clesinho, prefere passar horas navegando e ensinando seus clientes a fisgar o Tucunaré, ele é o rei das águas carmelitas. Ele realiza passeios turísticos pelas águas de Furnas e também tem pacotes especiais para os amantes da pesca.

Marly Lemos, nascida na cidade, trabalhou quase toda vida em São Paulo, deixou o cargo de executiva pra construir a charmosa  pousada Varandas da Montanha. Apaixonada por sua terra natal resolveu investir no turismo de Carmo do Rio Claro, cidade bonita por natureza, com clima agradável e predestinada a encantar pessoas. Sendo “porta de entrada” do Circuito Turístico Nascentes das Gerais.

Acreditando ter cumprido sua missão com São Paulo, aposentou-se em 2013 para se dedicar ao seu charmoso Hotel, localizado no alto de uma colina. O Varandas da Montanha foi inaugurado em outubro de 2012, com arquitetura inspirada nas românticas vilas italianas. São 11 confortáveis apartamentos e uma suíte máster, um fitness center equipado com bicicleta, esteira,  spa com hidromassagem para 6 pessoas, sala de massagem e  cabeleireiro. A piscina foi projetada para criar um belvedere de onde se avista toda a cidade lá em baixo.  Anexo ao espaço Sant´Alegria, onde são servidos o café da manhã e eventuais refeições, está investindo em um centro de convenções com 2 salões interligados com capacidade para 400 pessoas.

tereza

Já Tereza Augusta Lemos Remunhão que atuou no segmento de eventos na capital paulista, deixou tudo pra tocar a sua agência de receptivo Me Leve Turismo, que realiza passeios culturais, ecológicos e históricos a partir de Carmo do Rio Claro. De cada 10 pessoas da cidade, 06 são suas parentes. Sempre com sorriso no rosto realiza seu trabalho de forma paciente e harmônica. Ela pretende inaugurar o walking tour em breve.

Na prefeitura Cida Vilela resolveu assumir o desafio de enfrentar a resistência dos políticos tradicionais para mudar a cara da cidade. Em quase quatro décadas a cidade foi administrada por duas famílias. Aí ganhei como vereadora mais votada, fui presidente da câmara municipal da cidade e tornei-me a primeira prefeita daqui. No turismo legalizei a vida da maioria dos empreendimentos, deixei a cidade bem cuidada, trouxe cursos de capacitação e agora chegou a hora de colocar o destino no mapa turístico de Minas Gerais para todo o Brasil.

O NOVO ELDORADO DAS FURNAS

Com todo respeito ao Capitólio, Carmo do Rio Claro desponta como o novo eldorado de Furnas. Casinhas coloridas e centenárias, museus, doces, cachoeiras, rios e águas piscosas só faltava colocar esse destino turístico conhecido, e isso já está sendo feito.

Duas outras atrações merecem destaque; Numa enorme propriedade, que mais parece uma RPPN, encontramos mais de 36 cachoeiras que são abastecidas pelo Ribeirão Santa Quitéria. Coordenado pelo engenheiro Paulo Achcar o local além das cachoeiras possui corredeiras, piscinas naturais e duchas  que circunda a área de camping. Como resistir a um banho refrescante, com água cristalina e fauna e flora exuberantes ?

Lá o turista pode praticar caminhadas por trilhas ecológicas de fáceis  acesso, além de muito bem conservadas, cercada de uma enorme reserva de mata ciliar e cerrado.

fazenda

Pra completar o roteiro, nada mais interessante do que visitar uma fazenda centenária.

A Fazenda Água Limpa, situada nos municípios de Carmo do Rio Claro e Conceição da Aparecida, tem sua sede localizada sob uma colina circundada por várzeas, onde corre o Rio Claro, o que lhe proporciona uma belíssima vista. Conserva ainda intocada e extensa reserva florestal.

Construída por José Custódio de Santana, ainda no século XIX, é um dos poucos grandes remanescentes dos antigos casarões rurais desta região do Lago de Furnas. Sempre pertenceu a família do seu fundador, sendo hoje administrada pela quinta geração, embora sua extensão atual seja bem menor, devido as partilhas decorrentes de inúmeros inventários.

Sua principal atividade foi a pecuária leiteira. È interessante mencionar que a “Manteiga Carmelitana”, nela fabricada pelo seu então proprietário Joaquim Braz de Carvalho Villela, Ganhou MEDÁLIA DE PRATA na “Exposição Nacional de 1908” realizada no Rio de Janeiro, em comemoração ao Primeiro Centenário da abertura dos portos do Brasil ao comercio internacional.

A proprietária Antônia Soares, conhecida como Toninha  mantém a tradição da família com a atividade pecuária leiteira em parceira com seu marido e filhos, toca o turismo rural e a agricultura de subsistencia . Na cada sede com mais de 30 cômodos, ela conta a história da família e dos descendentes. Completam as atrações uma horta toda em formato de mandala e uma cozinha com forno a lenha. Em breve o local estará recebendo turistas para almoços especiais e saraus de música. Carmo do Rio Claro é uma cidade pra visitar e se apaixonar. Confira.

 

Serviços  – www.varandasdamontanha.com.br

                  www.pedramolhadacom.com.br

                  www.facebook.com/meleveturismo

                 www.nascentesdasgerais.com.br

                 www.coracaodeminas.com.br

                 www.carmodorioclaro.mg.gov.br

                 www.artminas.com.br

fonte:imprensa@assimptur.com.br

 

Como chegar – De São Paulo são 400 quilômetros. O melhor caminho é seguir pela Rodovia Fernão Dias até Pouso Alegre. Lá seguir a direita para Alfenas. Chegando no trevo dessa cidade seguir a esquerda para alcançar Carmo do Rio Claro.


Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Minas1. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Comentar

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Histórico

Visitação em parques nacionais bate novo recorde

Enviado em: 17 de fevereiro de 2019

Turismo

Preço de passagens sobem 360% na proximidade com o Carnaval

Enviado em: 16 de fevereiro de 2019

Turismo

Prefeitura do Rio espera patrocínio recorde no carnaval

Enviado em: 16 de fevereiro de 2019

Turismo

Maioria das praias de Ilhabela são impróprias para banho

Enviado em: 13 de fevereiro de 2019

Turismo

Turismo está entre as tendências globais de consumo em 2019

Enviado em: 13 de fevereiro de 2019

Turismo

Praias para surfar e viajar pelo Brasil

Enviado em: 12 de fevereiro de 2019

Turismo

Carnaval – Diversão sem Folia é em Monte verde

Enviado em: 11 de fevereiro de 2019

Turismo

Pesquisa

Publicidade