ELEIÇÕES 2024

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), avalia a possibilidade de apoiar o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), que deve estar na corrida este ano para ocupar o cargo de chefe do Executivo municipal.  Na noite dessa quarta-feira (24), os dois jantaram juntos na casa de Kalil.  O deputado estadual, que confirmou sua pré-candidatura no dia 19 de abril, teria ido tentar convencer o ex-prefeito a estar com ele nesses próximos meses. 

O Aparte apurou que Kalil teria gostado do encontro e ficou de avaliar o pedido. Entretanto, alguns interlocutores afirmam que ele não se comprometeu em dar o seu apoio.

A assessoria do ex-prefeito e também ex-presidente do Clube Atlético Mineiro confirmou que o jantar aconteceu na noite de quarta (24) e informou apenas que “Kalil tem recebido pré-candidatos que desejam conversar sobre Belo Horizonte”. A reportagem ainda não conseguiu falar com Mauro Tramonte, e o espaço permanece aberto.

Atrás de votos 

Conforme divulgou a coluna Aparte no dia 11 de abril, pré-candidatos de BH - de esquerda, centro e direita - se reuniram com Alexandre Kalil nos últimos meses, em diferentes oportunidades, para tentar apoio nessas eleições municipais.

Entre eles, o atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD); o deputado federal Rogério Correia (PT); a deputada federal Duda Salabert (PDT) e o senador Carlos Viana (Podemos).  

Apesar de ser do mesmo partido do atual prefeito, nos bastidores, a informação que tem circulado é que Kalil não deve estar com ele durante a campanha - a não ser que mudem alguns cenários. Um dos motivos poderia ser o fato de Fuad Noman não estar entre os primeiros colocados nas intenções de voto das atuais pesquisas de opinião.

Na DATATEMPO de abril deste ano, por exemplo, o atual prefeito aparece em quinto lugar (7,1%), na lista estimulada com 13 nomes apresentados aos eleitores. À frente dele, ficaram  o senador Carlos Viana,  com  15,9%;  o ex-deputado estadual João Leite (PSDB), com 12,9%; o atual deputado estadual Bruno Engler (PL), com 10,2%, e o deputado federal Rogério Correia, com 8,8,%. A margem de erro da pesquisa é de 2,83 pontos para mais ou para menos.

Sem obrigação

Em dezembro de 2023, Kalil disse com exclusividade a O TEMPO que não devia favor e que não tinha obrigação com nenhum político de Minas, ao comentar sobre o seu possível apoio nestas eleições. Ele afirmou que teve uma caminhada “quase solitária”, quando concorreu ao cargo de governador do Estado e perdeu para Romeu Zema (Novo) no primeiro turno, em 2022. Fuad era o vice-prefeito e assumiu a prefeitura quando Kalil saiu para concorrer ao governo do Estado.

Alexandre Kalil é próximo de Carlos Viana. Ainda na entrevista exclusiva a O Tempo, no último mês de dezembro, o ex-prefeito disse que o político mineiro era “um bom amigo e um bom senador”. Mas a informação de alguns interlocutores atualmente é de que, por enquanto, Kalil também não está com Viana nas eleições deste ano.

Na pesquisa DATATEMPO de abril, o nome de Mauro Tramonte não foi testado. Mas na primeira sobre as eleições de BH, divulgada em setembro de 2023, o deputado estadual apareceu em primeiro lugar nas intenções de voto da lista estimulada. 

De setembro de 2023 até os primeiros meses deste ano, Mauro Tramonte não estava se colocando oficialmente como pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte.  Nesse período, algumas fontes relataram à coluna Aparte que um dos motivos seria o fato de ele ser, também, apresentador da TV Record e não querer abrir mão do salário na emissora.

Mas no último dia 19 de abril, o Republicanos bateu o martelo, e Mauro Tramonte deve sim concorrer à Prefeitura de BH.  A definição aconteceu em um jantar com a cúpula estadual do partido. 

* A pesquisa DATATEMPO divulgada em abril de 2024  foi registrada no TRE-MG com o número 02336/2024

 

Fonte: otempo.com.br