Não foi falta de educação, já que havia títulos em disputa. Na pista, a delegação mineira não foi nada amistosa com os adversários de todo o país na luta pelo degrau mais alto do pódio nas 16 categorias da Copa Brasil de Kart, principal disputa nacional da modalidade no segundo semestre.
Nada menos que sete taças de campeão ficaram em casa o que, apesar da familiaridade com a pista do RBC Racing, não foi nada simples, considerando o elevado nível técnico da competição e o forte calor.

Na Graduados, que reúne os nomes capazes de seguir carreira nos campeonatos de fórmula e veteranos especialistas nos pequenos monopostos, houve inclusive dobradinha. Se Gabriel Paturle foi o mais rápido nos treinos, qualificação e corridas classificatórias, Lucas Nogueira pulou da terceira posição no grid da bateria final para a liderança, à frente do conterrâneo e com o experiente André Nicastro em terceiro.

Paturle deu o troco na OK Internacional (com motores italianos Iame 175cc semelhantes aos usados na Europa), com as posições invertidas, deixando o carioca Olin Galli, que vem do 10º lugar no Mundial, em terceiro. Lucas Staico também faz parte da lista de mineiros campeões, com um desempenho tranquilo e convincente na Júnior Menor. E João Matos dominou a Codasur Júnior (também com os propulsores Iame), com Staico em terceiro

Retorno vencedor


Na Sênior A (pilotos acima dos 25 anos), dois nomes com uma história vencedora no kart mineiro e nacional e que andavam distantes do esporte deram as cartas. Wellington Valente Júnior, o Valentinho, largou da pole e dominou as 20 voltas para ficar com o título, enquanto o tetracampeão brasileiro e campeão sul-americano de Fórmula 3 Clemente Faria Júnior, depois de uma pausa de seis anos, mostrou não ter perdido o estilo característico de pilotagem. Mesmo com um problema na alimentação do motor de seu kart, conseguiu ser o terceiro.

Alegria também para André Novaes e Diogo del Sarto que, correndo na mesma prova, conquistaram os títulos na F-4 (motores 400cc quatro tempos) Graduados e Sênior – Daniel Cançado ficou com o vice na primeira.

Segundo lugar também para Roberto Cló, na F-4 Super Sênior Master. Pódios também para Flávio Costa (terceiro na Super Sênior); Ayrton Gil (quarto na Júnior) e Danilo Ramalho (Sênior A). Em 2019, a competição será disputada no Kartódromo Internacional do Beto Carrero World, em Penha (SC).

Leia mais sobre automobilismo e motociclismo no site Racemotor (https://www.racemotor.com.br)

RÁPIDAS

FELIPE RABELLO DISPUTA A ÚLTIMA ETAPA DA

EURO NASCAR NO CIRCUITO DE ZOLDER

O circuito belga de Zolder é o palco, no próximo fim de semana, da última rodada dupla da Nascar Whelen Euro Series, competição disputada em circuitos europeus com chancela da categoria norte-americana e carros semelhantes aos usados do outro lado do Atlântico (chassis tubulares e motores V8). Em sua segunda temporada completa no campeonato, o mineiro Felipe Rabello acelera por um lugar entre os cinco primeiros na classificação geral da categoria Elite 2 com o Chevrolet Camaro SS da equipe PK Carsport, que compete em casa. Com uma vitória e uma pole no ano, Rabello tem chance matemática de terminar em terceiro. Mais uma vez uma das atrações no grid é a presença do belga Tom Boonen, campeão mundial de ciclismo profissional, que resolveu enveredar pelo automobilismo depois de deixar a bicicleta.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A ÚLTIMA DO GP GERAIS,

QUE FECHA BRASILERIO NA MOTOVELOCIDADE

Os melhores pilotos da motovelocidade brasileira voltam a ganhar o asfalto do Circuito dos Cristais no próximo dia 4 para a prova que encerrará o Brasileiro da modalidade, que voltou a ser disputado este ano, e também o GP Gerais, o Campeonato Mineiro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo email atendimentotechtime@gmail.com ou pelo Whatsapp (31) 99939-6783. No fim de semana, no Trackmix realizado em Curvelo – sessão coletiva de treinos livres – o paulista Danilo Lewis, líder do Brasileiro nas Superbike Pro, estabeleceu um novo recorde extra-oficial para as duas rodas, completando os 4.420m do traçado em 1min58seg092.