Turquia e Brasil comemoram relações diplomáticas com mostra de cinema


Enviado em 23 de abril de 2018 às 22:03:31


Cena do filme Um Doce Olhar, integrante da mostra (Crédito: divulgação)

 
 

Evento acontece na Cinemateca Brasileira, na capital paulista, entre os dias 6 e 15 de abril

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Para comemorar os 160 anos de relações diplomáticas entre Turquia e Brasil, o Escritório de Cultura e Turismo da Turquia fará diversas ações para promover a cultura turca. Uma delas é a “Mostra Panorama do Cinema Turco”, que acontece na Cinemateca Brasileira, na capital paulista, entre os dias 6 e 15 de abril.

Para lançar a ação, no dia 06/04, acontece evento aberto à população, a partir das 20h, na própria Cinemateca, com exibição do filme “A Garota do Lenço vermelho” (SelviBoylum Al Yazmalım) e coquetel para 200 pessoas na sequência. Na ocasião ainda acontecerá a apresentação do artista plástico Garip Ay, que utiliza a antiga técnica Ebru para criar obras inéditas e recriar quadros de pintores famosos. Na técnica o artista faz a pintura em uma água negra, e depois transfere para um papel especial. A mostra irá exibir 7 filmes contemporâneos e premiados em festivais nacionais e internacionais.

Cinema Turco

O cinema turco contemporâneo tem uma história de reconhecimento nacional e internacional. Entre as décadas de 1950 e 1970 a indústria cinematográfica do país viveu um período muito rico, tornando-se uma das maiores do mundo. Essa fase ficou conhecida como Yeşilçam, que é o nome da rua em Istambul onde a maioria dos artistas, diretores e companhias de cinema ficavam. Durante essas três décadas as produções eram voltadas para o cinema comercial, despertando grande interesse nacional.

Já a partir da década de 1990, novos diretores surgiram, levando a indústria cinematográfica turca a produzir filmes mais artísticos. Essa nova etapa consagrou a sétima arte do país em um contexto global. Os filmes passaram a abordar temas como solidão, memória e identidade, e com isso, foram indicados e vencedores de grandes festivais e premiações mundo afora.

Na mostra serão exibidos alguns desses filmes vencedores, como, Bir Zamanlar Anadolu’da (Era uma vez em Anatólia, 2011), Kelebeğin Rüyası (O Sonho de Uma Borboleeta, 2013), Nadide Hayat, Pandora’nın Kutusu (A Caixa de Pandora, 2008), Mavi Bisiklet (A Bicicleta Azul, 2016), Selvi Boylum Al Yazmalım (A Garota do Lenço Vermelho, 1978), Bal (Um Doce Olhar, 2010).

Serviço:

Local: Cinemateca Brasileira

Largo Senador Raul Cardoso, 207

Próximo ao Metrô Vila Mariana

Outras informações: (11) 3512-6111


Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Minas1. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Comentar

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Histórico

Veja o visual de Tom Cruise em novo 'Top Gun'

Enviado em: 11 de outubro de 2018

Cinema

Drama musical revela uma Lady Gaga 'real'

Enviado em: 11 de outubro de 2018

Cinema

Filme retrata história do campeão mundial Eder Jofre

Enviado em: 02 de outubro de 2018

Cinema

A vida de Éder Jofre para além do ringue

Enviado em: 27 de setembro de 2018

Cinema

Pesquisa

Publicidade