CONGRESSO

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), neste domingo (18). O encontro ocorreu no hotel onde o petista está hospedado em Brasília, Distrito Federal.

A reunião ocorreu em meio a tratativas para tentar destravar a PEC da Transição na Câmara. Por falta de consenso entre parlamentares, a votação da proposta foi adiada para uma sessão deliberativa na próxima terça-feira (20), 

Esse adiamento ocorreu após o PT não conseguir os votos necessários para impedir alterações no texto, apesar de uma semana intensa de negociações. Com isso, o partido do presidente eleito concordou em postergar a discussão da proposta. 


Além da dificuldade que se estende sobre o acordo em torno da PEC, outro clima de incerteza foi causado pelo julgamento em plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade do orçamento secreto. A votação será retomada nesta segunda-feira (19)


Na Casa, com uma manobra patrocinada por Lira, aliado de Lula na articulação da proposta, o texto foi apensado à PEC 24/19, que já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com isso, a discussão oficial já pode começar no plenário. Até o momento, ela só foi feita de maneira informal (sem o parecer do relator).