Campos do Jordão, o destino de montanha mais famoso de São Paulo, atrai turistas de todo o Brasil, principalmente durante a temporada de inverno. Se você planeja visitar a cidade para curtir o frio da estação, confira as dicas abaixo para montar o seu roteiro:

Capivari

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

É o centro de toda a badalação da cidade, movimentado até altas horas da noite. O bairro concentra ruas para pedestres e vários restaurantes (com destaque para os de culinária típica de montanha, os de influência alemã e os especializados em fondue), barzinhos com mesas ao ar livre, lojas de chocolate e centros de compras. Há ainda algumas atrações imperdíveis, como o Bar de Gelo (sim, feito 100% de gelo), localizado dentro do Mercado São Bento. Grande parte das construções do Capivari tem um charmoso estilo arquitetônico, inspirado nos chalés dos Alpes suíços.

Amantikir

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

O parque reúne centenas de espécies de plantas em mais de 20 espaços, inspirados em diferentes partes do mundo, mas ainda valorizando a natureza exuberante da região. São 35 mil m² de jardins, labirintos de arbustos, lagos e muito mais, em meio a um belo panorama da Serra da Mantiqueira.

Horto Florestal

Foto por iStock / Gilberto_Mesquita

Foto por iStock / Gilberto_Mesquita

Esse parque estadual ocupa uma área de mais de 8.000 hectares (cerca de 30% de Campos do Jordão), protegendo trechos remanescentes de Mata Atlântica, além de araucárias e pinheiros. O local também abriga uma fauna riquíssima, com centenas de espécies de aves e alguns animais ameaçados de extinção. O Horto Florestal é ótimo para trilhas ou um piquenique sob as árvores.

Passeio de bonde

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

O tradicional bonde turístico de Campos do Jordão leva os passageiros para passeios curtos pela cidade, da estação Emílio Ribas (no Capivari) ao Portal ou ao bairro Abernéssia, onde fica o Mercado Municipal.

Morro do Elefante e teleférico

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Para uma das melhores vistas da cidade, vale subir até o Morro do Elefante, ao lado do Parque do Capivari. É possível chegar até lá de carro, mas uma opção mais divertida é subir de teleférico.

Cervejarias

Foto por Kadu Schiavo

Foto por Kadu Schiavo

Para quem curte cerveja, Campos do Jordão tem duas cervejarias que valem a visita. A Baden Baden oferece tours para mostrar todo o processo de fabricação da bebida, com degustação. Já a Caras de Malte funciona como um brewpub, com bar e restaurante, cujo cardápio apresenta pratos que harmonizam com as cervejas da casa. Tem também palestras guiadas gratuitas, além de uma loja própria.

Palácio Boa Vista

Foto por Miguel Schincariol / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Foto por Miguel Schincariol / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Residência de inverno do governador de São Paulo desde a década de 1960, o Palácio Boa Vista, construído em um estilo semelhante ao de um castelo medieval, também funciona como museu e centro cultural. O acervo apresenta antiguidades, esculturas e pinturas, entre obras de artistas como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Anita Malfatti. Abre para visitação pública em horários selecionados.

Museu Felícia Leirner

Foto por Divulgação / Museu Felicia Leirner

Foto por Divulgação / Museu Felicia Leirner

O museu reúne esculturas da artista Felícia Leirner, polonesa radicada no Brasil. As 85 obras estão distribuídas ao ar livre em um amplo gramado, sendo assim um lugar perfeito para um agradável passeio. Ao lado, está o Auditório Cláudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

Tarundu

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

A 20 minutos do centro da cidade, o Tarundu é um parque com mais de 30 atrações de lazer, para todas as idades. Há tirolesas de diversos tamanhos, escorregadores enormes, passeio a cavalo, parede de escalada, patinação no gelo, paintball, passeio de balão e muito mais – tudo isso em meio à natureza.

Pedra do Baú

Foto por iStock / Willbrasil21

Foto por iStock / Willbrasil21

Apesar de estar na vizinha São Bento do Sapucaí, muitos dos passeios para a Pedra do Baú geralmente saem de Campos do Jordão – de onde também é possível ter a melhor vista para essa formação rochosa, uma elevação a quase 2.000 metros de altitude. No local, os aventureiros fazem voo livre, escaladas e trilhas.

Borboletário

Foto por iStock / Celli07

Foto por iStock / Celli07

O Borboletário Flores que Voam possibilita a experiência de caminhar entre borboletas de diversas cores, tamanhos e espécies. O espaço possui um lindo jardim repleto de flores.

Pico do Itapeva

Foto por iStock / paulobaqueta

Foto por iStock / paulobaqueta

A mais de 2.000 metros de altitude, o Pico do Itapeva pertence à cidade de Pindamonhangaba, mas seu acesso é através de Campos do Jordão. Em dias de céu limpo, é possível avistar até 15 cidades do Vale do Paraíba. Além do mirante natural, por ali há um lago e um campo de lavandas.

Bosque do Silêncio

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Repleto de araucárias, o Bosque do Silêncio é um parque a poucos minutos do Capivari. Além de caminhadas em trilhas e passarelas, ali é possível fazer circuitos de arvorismo, entre outras atividades.

Ducha de Prata

Foto por iStock / carloscardetas

Foto por iStock / carloscardetas

São várias quedas d’água artificiais, com pontes e passarelas de madeira de onde é possível tirar ótimas fotos. O entorno é cheio de árvores e por ali há também lojinhas de artesanato local.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Patrícia Chemin