Com alta movimentação datada desde o fim do ano, a alta temporada tem sido positiva na Chapada Diamantina. No segmento de ecoturismo, a região tem sido bem vista pelos turistas, com a ocupação hoteleira na casa de 75% até o momento. Dessa forma, o destino registra aumento de 15% no fluxo turístico em relação a igual período de 2018.
As atrações vão além da natureza, que, obviamente, é o grande destaque da Chapada Diamantina. São montanhas, rios, cachoeiras, grutas e cidades coloniais que enfeitam todo o roteiro.
Quanto ao perfil do público nesta alta temporada, destaque para a expressiva presença de estrangeiros. Ao separar por nacionalidades, é possível identificar, principalmente, turistas franceses, ingleses, holandeses e argentinos. No caso dos brasileiros, os principais mercados emissores foram estados do Sudeste e Centro-Oeste. É o caso de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins e Distrito Federal, revela a Setur-BA
Vale ressaltar que o aumento no fluxo turístico na Bahia como um todo foi previsto pela pasta. Segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), aproximadamente 6 milhões de turistas devem visitar o estado neste verão. Para atender à demanda, a Bahia teve aumento de voos extras no verão.