array(31) {
["id"]=>
int(145732)
["title"]=>
string(65) "Salvador (BA) foi o destino mais vendido no 3º trimestre de 2022"
["content"]=>
string(3422) "A capital baiana, Salvador, foi o destino nacional mais comprado pelos brasileiros no terceiro trimestre deste ano. Foi o que apontou o boletim da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), divulgado na quarta-feira (23.11). A preferência pela cidade é comprovada na alta movimentação que o aeroporto soteropolitano registrou no período, um crescimento de 33% no tráfego de passageiros, em relação ao ano passado.
Na sequência da lista da entidade, os destinos de sol e praia despontaram nas vendas. Entre eles aparecem: Porto de Galinhas (PE), Recife (PE), São Paulo (SP), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Rio de Janeiro (RJ). Gramado (RS) completa o rol. Com relação aos períodos, quase 1 em cada 4 viagens foram adquiridas para as férias de julho, 1 em cada 10 para os feriados durante o ano e quase 17% para o período de Natal e Reveillon.
“É mais uma demonstração do reaquecimento do turismo nacional e da maior procura por destinos ao ar livre dentro do país, incluindo a preferência histórica pelos segmentos de sol e praia. A retomada das viagens no país reflete o nosso esforço, em parceria com o trade turístico, a partir de uma série de ações que vão desde a promoção da segurança sanitária do turista à estruturação de destinos em todo o país”, destacou o ministro do Turismo, Carlos Brito.
O boletim da Braztoa também trouxe o faturamento das operadoras de turismo no terceiro trimestre deste ano. Mais da metade ultrapassou a marca de 100% dos valores faturados no mesmo período de 2021. Quando comparado a 2019, período pré-pandemia, o número de empresas que superaram o valor registrado em 2019, chegou a 36,4%. Além disso, mais de 40% delas acreditam que o setor vai recuperar o faturamento pré-pandemia ainda este ano.
A alta expectativa das operadoras para o faturamento em 2022 também refletiu em um olhar otimista para o ano de 2023. A probabilidade é a de que o montante para o ano que vem seja 50% maior do que o registrado neste ano. O relatório traz ainda tendências para 2023, como a busca por viagens em datas aleatórias e em mais vezes durante o ano, em família, destinos exóticos e a busca por novos destinos nacionais.
SELO TURISMO RESPONSÁVEL – A busca por viagens com segurança sanitária é uma das tendências diagnosticadas pelo Ministério do Turismo durante o período de retomadas das viagens no país. Por isso, em junho de 2020, a Pasta lançou o Selo Turismo Responsável colocando o Brasil entre os 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo. Atualmente, o selo já conta com a adesão de quase de 32 mil estabelecimentos do país.
Ascom/Ministério do Turismo
"
["author"]=>
string(14) " Victor Maciel"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(598235)
["filename"]=>
string(16) "salvadortur.jpeg"
["size"]=>
string(5) "76779"
["mime_type"]=>
string(10) "image/jpeg"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(9) "marquivo/"
}
["image_caption"]=>
string(62) " Farol da Barra, em Salvador (BA) Crédito: Márcio Filho/MTur"
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(172) "Outros destinos de sol e praia, como Porto de Galinhas (PE) e Recife (PE), também lideraram a preferência dos turistas brasileiros para o período
"
["author_slug"]=>
string(13) "victor-maciel"
["views"]=>
int(175)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(false)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(62) "salvador-ba-foi-o-destino-mais-vendido-no-3o-trimestre-de-2022"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(441)
["name"]=>
string(7) "Turismo"
["description"]=>
string(0) ""
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(7) "turismo"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(441)
["name"]=>
string(7) "Turismo"
["description"]=>
string(0) ""
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(7) "turismo"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2022-11-26 11:24:56.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2022-11-28 11:15:24.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2022-11-28T11:10:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(25) "marquivo/salvadortur.jpeg"
}
A capital baiana, Salvador, foi o destino nacional mais comprado pelos brasileiros no terceiro trimestre deste ano. Foi o que apontou o boletim da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), divulgado na quarta-feira (23.11). A preferência pela cidade é comprovada na alta movimentação que o aeroporto soteropolitano registrou no período, um crescimento de 33% no tráfego de passageiros, em relação ao ano passado.
Na sequência da lista da entidade, os destinos de sol e praia despontaram nas vendas. Entre eles aparecem: Porto de Galinhas (PE), Recife (PE), São Paulo (SP), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Rio de Janeiro (RJ). Gramado (RS) completa o rol. Com relação aos períodos, quase 1 em cada 4 viagens foram adquiridas para as férias de julho, 1 em cada 10 para os feriados durante o ano e quase 17% para o período de Natal e Reveillon.
“É mais uma demonstração do reaquecimento do turismo nacional e da maior procura por destinos ao ar livre dentro do país, incluindo a preferência histórica pelos segmentos de sol e praia. A retomada das viagens no país reflete o nosso esforço, em parceria com o trade turístico, a partir de uma série de ações que vão desde a promoção da segurança sanitária do turista à estruturação de destinos em todo o país”, destacou o ministro do Turismo, Carlos Brito.
O boletim da Braztoa também trouxe o faturamento das operadoras de turismo no terceiro trimestre deste ano. Mais da metade ultrapassou a marca de 100% dos valores faturados no mesmo período de 2021. Quando comparado a 2019, período pré-pandemia, o número de empresas que superaram o valor registrado em 2019, chegou a 36,4%. Além disso, mais de 40% delas acreditam que o setor vai recuperar o faturamento pré-pandemia ainda este ano.
A alta expectativa das operadoras para o faturamento em 2022 também refletiu em um olhar otimista para o ano de 2023. A probabilidade é a de que o montante para o ano que vem seja 50% maior do que o registrado neste ano. O relatório traz ainda tendências para 2023, como a busca por viagens em datas aleatórias e em mais vezes durante o ano, em família, destinos exóticos e a busca por novos destinos nacionais.
SELO TURISMO RESPONSÁVEL – A busca por viagens com segurança sanitária é uma das tendências diagnosticadas pelo Ministério do Turismo durante o período de retomadas das viagens no país. Por isso, em junho de 2020, a Pasta lançou o Selo Turismo Responsável colocando o Brasil entre os 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo. Atualmente, o selo já conta com a adesão de quase de 32 mil estabelecimentos do país.
Ascom/Ministério do Turismo