Limitações geradas pela pandemia do novo coronavírus ainda fazem com que muitos turistas tenham de adiar a vontade de colocar o pé na estrada e percorrer os diversos destinos nacionais. Entretanto, o eventual tempo livre durante este período pode ser uma ótima chance de ‘passear’ virtualmente por alguns atrativos brasileiros e, de quebra, planejar aquela merecida viagem em breve.

A Prefeitura Municipal de Maceió, por exemplo, proporciona uma experiência do tipo. A campanha Maceió Até Você, a cargo da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, permite acessar uma plataforma digital multimídia, onde é possível, além de percorrer os principais pontos turísticos da capital alagoana em vídeos 360º, montar roteiros e ouvir músicas de artistas da terra, entre outras atividades.

Iniciativa semelhante é desenvolvida pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco. A partir de stories no perfil Descubra Pernambuco do Instagram, o interessado pode conhecer à distância as variadas praias do estado, bem como museus, teatros, o renomado Instituto Ricardo Brennand, de Recife, e até visualizar imagens dos famosos eventos de Carnaval e de São João locais.

Outra opção são as belezas do Rio Grande do Norte. Desde o ano passado, vídeos no YouTube retratam os maiores atrativos de Natal e de municípios da costa potiguar. As peças, ideais para visualização sob vários ângulos com óculos de realidade virtual, são resultado do programa Investe Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, o Sebrae, a Embratur e a Secretaria Estadual de Turismo.

Fortaleza, por sua vez, é uma das atrações da plataforma Mapatur, organizada a partir de uma parceria junto ao Google e apoiada pela Prefeitura Municipal. Nela, o público tem a oportunidade de fazer um tour virtual por diversos pontos turísticos e equipamentos públicos e privados da capital cearense e de outras 14 cidades do estado, além de obter informações gerais sobre as localidades.

TEATRO E MERCADO - O Teatro Amazonas, cartão postal de Manaus, também figura entre as alternativas do gênero. Por meio do Portal da Cultura, o Governo do Estado disponibiliza uma visita virtual em 360 graus a um dos grandes ícones turísticos da capital. O ‘passeio’ inclui o Salão Nobre e o palco do espaço, e a plataforma reúne ainda informações e curiosidades a respeito do lugar.

Já o Mercado Público de Florianópolis proporciona um tour digital pelas dependências do seu prédio histórico, construído em 1899. Idealizado pela Associação de Lojistas do local, o sistema engloba fotos e dados que contam a trajetória do espaço, permitindo ainda pesquisar opções de alimentação, artesanato, serviços e comércio em geral disponíveis.

MTUR NO INSTAGRAM - Outra boa fonte de inspiração para viagens futuras é o perfil do Ministério do Turismo na rede social. Nele, o órgão divulga destinos de todo o Brasil, a partir de imagens enviadas por usuários e seguidores no país. Para ver sua foto na página do MTur, basta marcar as tags #MTur e #ViajeDeCasa nas suas publicações.