BELO HORIZONTE - O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta sexta-feira (6), que o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), demonstra “capacidade de aglutinação” e respeito ao Congresso Nacional ao afirmar que o Parlamento auxilia o governo federal, que depende da Casa para a governabilidade do país, e também ao desejar uma relação harmônica entre os Poderes.

Por sua vez, Pacheco colocou o parlamento à disposição do Executivo e dos ministérios para, de maneira republicana, ser realizada a construção de um “compromisso com as soluções para o país”. “O presidente Lula demonstra, com essa fala, experiência e capacidade de aglutinação. De fato, o Congresso merece respeito porque tem compromisso com as soluções para o país. O presidente e seus ministros poderão contar com isso”, afirmou Rodrigo Pacheco.

O presidente Lula orientou seus ministros, na primeira reunião ministerial do governo, a receber os parlamentares que procurarem as pastas e, além disso, cultivarem uma relação harmônica com o Congresso Nacional.

Rodrigo Pacheco também enfatizou que, para o funcionamento das instituições, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário precisam estar em sintonia. “Vamos trabalhar muito para que a independência entre os Poderes seja a mais harmônica possível”, disse.