CONGRESSO

O deputado federal e vice-presidente nacional do PT, José Guimarães, disse neste domingo (27) que o partido deve definir até quarta-feira (30) se apoiará a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados.

"Começamos a dialogar com Lira sobre nossa participação na reeleição dele, tendo em vista os interesses do governo. Nesta semana podemos fechar essa construção e, evidentemente, anunciar a posição oficial do PT", declarou em entrevista à CNN. O partido compõe federação com o PC do B e PV, e mantém diálogo com o PSB.

"Acredito que até quarta-feira se o texto da PEC da transição for apresentado no Senado e a ação política com bloco que está discutindo reeleição de Lira e aprovação da PEC avançar. Espero que até quarta-feira a gente desate esse nó e tenha oficialmente o texto da PEC", afirmou.


A definição ocorrerá enquanto o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estiver em Brasília (DF) para, a partir de segunda-feira (28), cumprir pendências políticas e participar da negociação pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. 

A PEC é negociada desde a semana seguinte à vitória de Lula nas urnas, em 30 de outubro, mas ainda não tem consenso e garantia de aprovação no Congresso Nacional. Diante disso, a apresentação do texto final vem sendo postergada. A expectativa é que a presença de Lula destrave a articulação política em busca de um texto de um acordo.