DIPLOMACIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparecerá à coroação do Rei Charles III em maio. A informação foi confirmada pela assessoria palaciana. A cerimônia ocorrerá no dia 6, em Londres. A expectativa é de que o chefe do Executivo se reúna com o primeiro-ministro da Inglaterra, Rishi Sunak.

No dia 6 de março, Lula e Rei Charles conversaram por telefone. Entre os assuntos tratados estava o meio ambiente e a questão climática. Charles III é conhecido por sua defesa ao Meio Ambiente como membro da família real.

Na data, o Palácio do Planalto “ressaltou ainda a fluidez da agenda bilateral nas áreas de comércio e investimentos, intercâmbio cultural e ciência e tecnologia, ressaltando, entre outros temas, a cooperação entre Fiocruz e a Universidade de Oxford na produção da vacina AstraZeneca contra a covid-19”.

Em mandatos anteriores, Lula esteve com a mãe do Rei Charles III, a Rainha Elizabeth, falecida em setembro do ano passado. “Em nosso governo, o Reino Unido e o Brasil tiveram excelentes relações diplomáticas, políticas e comerciais, marcadas pela visita de Estado em que ela nos recebeu, em 2006. Gravo na memória nosso encontro na reunião do G-20 em Londres, em 2009”, disse em publicação no Twitter, por ocasião da morte da rainha.

Já no dia da posse, em 1 de janeiro, o rei enviou uma carta felicitando o petista e destacou a "amizade calorosa" e a "forte parceria entre o Brasil e o Reino Unido". Lula retornou ontem ao Brasil após viajar pela China e Emirados Árabes. A expectativa é de que ele desembarque no próximo dia 21 em Portugal, onde ficará até o dia 25 e participará do Prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque. Já nos dias 25 a 26 de abril, o presidente viaja a Madrid, na Espanha.