BELO HORIZONTE

A Secretaria de Esporte tem sido utilizada pelo prefeito Fuad Noman (PSD) para escantear indicados do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A antiga secretária pessoal de Kalil, Elizabeth Cristina Silva, foi transferida do gabinete de Fuad para a pasta comandada pela secretária e aliada do ex-prefeito, Adriana Branco, nesta sexta-feira (2/8).  

Desde o início do ano, antes mesmo do ex-prefeito anunciar o apoio à pré-candidatura do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), aliados de Kalil, quando não são exonerados, têm sido retirados de secretarias tidas como importantes, como, por exemplo, a de Governo, e “exilados” na pasta de Adriana.

A estratégia ainda envolve a administração indireta da PBH. Como já mostrou o Aparte, a fotógrafa Amira Hissa, sobrinha da irmã de Kalil, Gisele Kalil, já havia sido deslocada para a assessoria da presidência da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). Amira, que estava na prefeitura desde 2017 como gerente de fotografia, teria sido comunicada nessa quinta (1º/8) que será exonerada.  

Além de escantear Elizabeth na Secretaria de Esporte, Fuad exonerou outros indicados de Kalil nesta sexta. A sobrinha da ex-primeira-dama Ana Laender, Carolina Laender, e Fernanda Amarante foram exoneradas, respectivamente, da Secretaria de Cultura e da Procuradoria Geral do Município. A expectativa é que o prefeito exonere mais aliados do ex-prefeito.

Apesar das exonerações, auxiliares de Kalil contam que o incômodo do ex-prefeito teria sido maior quando Fuad trocou secretários e técnicos ligados ao ex-prefeito. Em abril de 2023, Fuad rifou os titulares da Educação, Ângela Dalben, e do Meio Ambiente, Mário Werneck, para acomodar aliados do secretário chefe da Casa Civil do governo Romeu Zema (Novo), Marcelo Aro.

Logo após Kalil optar por apoiar Tramonte e se filiar ao Republicanos, Fuad chegou a dizer que a “amizade” com o antecessor permaneceria, e que a saída do ex-prefeito do PSD não seria uma “ruptura”. “A admiração que sinto por ele - e, acredito, ele sente por mim - evoluiu para uma grande amizade (...)”, disse o prefeito, em nota.

A PBH e Kalil foram procurados, mas, até agora, não se manifestaram. Tão logo se posicionem, a manifestação será acrescentada na matéria. O espaço permanece aberto.