DE VOLTA

Ex-deputada federal e vereadora mais votada de Belo Horizonte em 2016, Áurea Carolina (Psol) anunciou que vai disputar uma vaga no Senado nas eleições de 2026. O lançamento da pré-candidatura será no próximo dia 11, em evento no bairro Floresta (Leste), na capital. 

“Depois de tantos caminhos, aprendizados, desafios, vitórias e encontros que me atravessaram, hoje em volto a dizer em voz alta: estou pronta para disputar o Senado em 2026”, postou Áurea no Instagram pessoal, nesta sexta-feira (5).

Segundo a publicação, a candidatura atende a um “chamado” do coletivo, das mulheres, dos movimentos (sociais) e de quem acredita que Minas “merece uma política mais justa, mais humana”.

Formada em Ciências Sociais, especialista em Gênero e Igualdade - Administração Pública Local pela Universitat Autònoma - UAB, em Barcelona, e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Áurea tem 42 anos, mora em Belo Horizonte e tem um filho.

Nascida no interior do Pará, foi eleita vereadora em BH em 2016, com 17.420 votos. Assumiu em 2017 e no ano seguinte deixou o cargo para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Eleita deputada, iniciou o mandato em 2019, mas decidiu não se candidatar à reeleição. Feminista e negra, tem como principais frentes de atuação a defesa dos direitos das mulheres, negros e jovens.