TRANSPORTE PÚBLICO

O metrô de Belo Horizonte vai ganhar mais 24 trens. As novas composições foram adquiridas junto à empresa chinesa CRRC e a expectativa é que o primeiro deles chegue ao Brasil no início de 2026. Quando entregues, as novas composições vão operar tanto na Linha 1 como na Linha 2.

O acordo para aquisição de novos trens para o Metrô de Belo Horizonte foi assinado no Palácio da Liberdade na tarde desta terça-feira (28).

metropalacio.jpg
 
Acordo para aquisição de novos trens para o Metrô foi assinado no Palácio da Liberdade

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

A operação fos novos veículos deve começar no primeiro semestre de 2026. A Metrô BH, concessionária responsável pela operação, modernização e ampliação do sistema metroviário, informou ter realizado a compra dos 24 novos trens com apoio do Governo de Minas.

A empresa já iniciou o projeto de fabricação das novas composições, que terão, cada um, quatro carros, serão equipados com o ATO (Operação Automática do Trem), sistema que possibilita mais regularidade, conforto e suavidade nas viagens, permitindo, ainda, economia no consumo de energia. As composições possuirão monitores digitais, que reproduzirão informações da viagem.

Amplas janelas possibilitarão iluminação externa natural e os vagões serão projetados para privilegiar mais espaço interno .

O design das composições ainda está sendo definido, já que o projeto executivo está em elaboração pelo fornecedor CRRC e passará por aprovação final da Concessionária Metrô BH.  

Metrô de BH

Atualmente, a frota é composta por 35 trens, sendo 25 da série 900, da década de 1980 e dez trens da série 1000, que começaram a operar em 2015 e já possuem ar condicionado e sistemas modernos. Os novos carros vão substituir os trens da Série 900.