Rotina de cuidados

O casal de leões brancos Mafu e Pretória vem chamando a atenção dos visitantes do Jardim Zoológico de Belo Horizonte pela beleza e facilidade de adaptação ao novo lar. Os dois felinos vieram do Parque Beto Carrero e chegaram na capital no último dia 15. 

Segundo a PBH, como os naimais já estão habituados à vida sob cuidados humanos - sem condições de retorno à natureza -, eles vão integrar o Zoo com o objetivo de serem incluídos em um plano de conservação internacional da espécie.

Conforme a prefeitura, os felinos seguem uma rotina de alimentação cuidadosamente planejada e de manejo que busca reproduzir o comportamento natural da espécie, garantindo saúde e equilíbrio. A dieta é planejada por uma zootecnista, que define cardápios equilibrados de acordo com as necessidades deles.

Além da alimentação planejada para os leões, o Zoo mantém produção própria de capim e hortaliças para o consumo dos herbívoros e primatas da instituição. A área de cultivo também tem legumes, milho, feijão e frutas como amora, mamão, pitanga, manga e jabuticaba.

O Zoológico de BH abriga cerca de 3,5 mil animais de mais de 200 espécies diferentes e foi o primeiro do país a receber a Certificação em Bem-Estar Animal, concedida pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) em parceria com a ONG internacional Wild Welfare. O reconhecimento comprova o compromisso da instituição com a saúde, o conforto e a segurança dos animais.
 

*Com informações da PBH