array(31) {
["id"]=>
int(116174)
["title"]=>
string(98) "Equipe da Unimontes vence desafio de Economia e representará o Brasil em final mundial, em Lisboa"
["content"]=>
string(4200) "
Três estudantes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foram os vencedores da “Global Management Challenge” (GMC Brasil/2019), considerada a maior competição de estratégia e gestão empresarial do mundo. O evento é baseado em simulações de negócios. A final nacional foi na segunda-feira (2/3), no Rio de Janeiro. Com o feito, a equipe representará o país na etapa internacional, que acontecerá em Lisboa (Portugal), entre 26 e 28/5.
O time da Unimontes é formado pelos mestrandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE), Paulo Ricardo Prates e Jéssica Pereira Soares, e pelo aluno do 4º período da graduação em Ciências Econômicas, Wilson Lino José de Oliveira.
A competição nacional teve 42 equipes formadas por estudantes de universidades e outras instituições brasileiras. As oito melhores equipes foram selecionadas para a etapa final no Rio de Janeiro.
Cenário
A prova do “Global Management Challenge” é uma simulação empresarial interativa em que cada equipe gerencia uma empresa, com o objetivo de obter o melhor desempenho do investimento no mercado. A meta é atingir maior crescimento do capital investido e maior rentabilidade para os acionistas.
Durante a competição, as equipes tomam decisões a partir de um cenário, considerando os fatores econômico, contábil/financeiro, administrativo e de marketing e mercado aberto. Na questão econômica são avaliados taxa de emprego, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), taxa de juros e câmbio. Na parte contábil/financeira, o desafio leva em conta as operações gerenciais financeiras da empresa.
Na administração são considerados os recursos disponíveis, no marketing observam-se as ações para divulgação dos produtos da empresa e no mercado aberto são verificadas as operações na bolsa de valores, observando dividendos e cotas dos acionistas. São feitas análises da atuação empresarial dentro de três mercados: Mercosul, Nafta e Mercado Mundial.
Conquista
O mestrando Paulo Ricardo Prates ressalta que a conquista da GMC Brasil permitiu observar que o crescimento das empresas “está vinculado ao desenvolvimento econômico dos países, uma vez que, antes da tomada de qualquer decisão, foi levado em conta o cenário econômico mundial”. Ele lembra ainda que, entre outros aspectos, foram observadas duas crises mundiais: os crimes cibernéticos, que afetaram as vendas pela internet, e a queda das matrizes energéticas.
“O GMC foi importante para que eu pudesse entender melhor o funcionamento de uma empresa e me preparar para o mercado de trabalho. A competição também me possibilitou aplicar o conhecimentos teóricos ensinados em sala de aula”, comemora o estudante Wilson Lino Oliveira.
Jéssica Pereira Soares, também mestranda do PPGDEE reforça a importância da competição para estudantes e profissionais da área de Finanças. “O aprendizado facilita o desenvolvimento de competências de gestão estratégica, fundamentais para a atuação dos profissionais no mercado de trabalho”, ressalta.
"
["author"]=>
string(23) "Minas1 / Agência Minas"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(562712)
["filename"]=>
string(42) "paulo-ricardo--jessica-e-wilson-lino-2.jpg"
["size"]=>
string(6) "113022"
["mime_type"]=>
string(10) "image/jpeg"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(9) "politica/"
}
["image_caption"]=>
string(142) " Competição nacional teve 42 equipes formadas por estudantes de universidades e outras instituições brasileiras / Crédito/Andrey Liberlon"
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(122) "
Na simulação, estudantes gerenciam empresa com objetivo de obter o melhor desempenho no mercado
"
["author_slug"]=>
string(20) "minas1-agencia-minas"
["views"]=>
int(64)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(false)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(96) "equipe-da-unimontes-vence-desafio-de-economia-e-representara-o-brasil-em-final-mundial-em-lisboa"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(435)
["name"]=>
string(5) "Minas"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(5) "minas"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(435)
["name"]=>
string(5) "Minas"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(5) "minas"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2020-03-08 20:11:11.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2020-03-08 20:11:11.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2020-03-08T20:10:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(51) "politica/paulo-ricardo--jessica-e-wilson-lino-2.jpg"
}
Três estudantes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foram os vencedores da “Global Management Challenge” (GMC Brasil/2019), considerada a maior competição de estratégia e gestão empresarial do mundo. O evento é baseado em simulações de negócios. A final nacional foi na segunda-feira (2/3), no Rio de Janeiro. Com o feito, a equipe representará o país na etapa internacional, que acontecerá em Lisboa (Portugal), entre 26 e 28/5.
O time da Unimontes é formado pelos mestrandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE), Paulo Ricardo Prates e Jéssica Pereira Soares, e pelo aluno do 4º período da graduação em Ciências Econômicas, Wilson Lino José de Oliveira.
A competição nacional teve 42 equipes formadas por estudantes de universidades e outras instituições brasileiras. As oito melhores equipes foram selecionadas para a etapa final no Rio de Janeiro.
Cenário
A prova do “Global Management Challenge” é uma simulação empresarial interativa em que cada equipe gerencia uma empresa, com o objetivo de obter o melhor desempenho do investimento no mercado. A meta é atingir maior crescimento do capital investido e maior rentabilidade para os acionistas.
Durante a competição, as equipes tomam decisões a partir de um cenário, considerando os fatores econômico, contábil/financeiro, administrativo e de marketing e mercado aberto. Na questão econômica são avaliados taxa de emprego, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), taxa de juros e câmbio. Na parte contábil/financeira, o desafio leva em conta as operações gerenciais financeiras da empresa.
Na administração são considerados os recursos disponíveis, no marketing observam-se as ações para divulgação dos produtos da empresa e no mercado aberto são verificadas as operações na bolsa de valores, observando dividendos e cotas dos acionistas. São feitas análises da atuação empresarial dentro de três mercados: Mercosul, Nafta e Mercado Mundial.
Conquista
O mestrando Paulo Ricardo Prates ressalta que a conquista da GMC Brasil permitiu observar que o crescimento das empresas “está vinculado ao desenvolvimento econômico dos países, uma vez que, antes da tomada de qualquer decisão, foi levado em conta o cenário econômico mundial”. Ele lembra ainda que, entre outros aspectos, foram observadas duas crises mundiais: os crimes cibernéticos, que afetaram as vendas pela internet, e a queda das matrizes energéticas.
“O GMC foi importante para que eu pudesse entender melhor o funcionamento de uma empresa e me preparar para o mercado de trabalho. A competição também me possibilitou aplicar o conhecimentos teóricos ensinados em sala de aula”, comemora o estudante Wilson Lino Oliveira.
Jéssica Pereira Soares, também mestranda do PPGDEE reforça a importância da competição para estudantes e profissionais da área de Finanças. “O aprendizado facilita o desenvolvimento de competências de gestão estratégica, fundamentais para a atuação dos profissionais no mercado de trabalho”, ressalta.