array(31) {
["id"]=>
int(109498)
["title"]=>
string(84) "Corpo de Bombeiros desburocratiza processos de segurança contra incêndio e pânico"
["content"]=>
string(5549) "O Corpo de Bombeiros, pioneiro no Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (SSCIP) digital, concluiu, nesta semana, a expansão do Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Infoscip) para todas as regiões do estado. A ferramenta otimiza tempo, reduz gastos e oferece mais segurança para emissão, conferência e renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
O sistema foi desenvolvido com objetivo de trazer maior agilidade, praticidade e segurança na elaboração e tramitação de processos de segurança contra incêndio e pânico. Após sua implantação, em 2012, na Região Metropolitana de BH, o sistema passou por uma série de melhorias que possibilitaram o início de sua expansão para as unidades do interior do estado. Nesta semana, o esforço de expansão foi implementado em todo o território mineiro.
Com a ampliação do serviço, cerca de 25 mil processos digitais por ano tramitarão no Infoscip, proporcionando transparência, segurança, agilidade e redução de custos para o cidadão e para o Corpo de Bombeiros. A migração de todos os processos impressos para formatos digitais deve ocorrer até 2022.
Vantagens do Infoscip
A ampliação do Infoscip para todo o estado é um marco para o Corpo de Bombeiros, pois garante benefícios para usuários, para a corporação e para todo o estado. Dentre eles, destacam-se:
- Agilidade: nas cidades que não contam com a presença física de uma unidade do Corpo de Bombeiros, o processo mostrava-se ainda mais lento, devido à necessidade de deslocamento para outro município para apresentar o projeto. Com o recurso, a apresentação é imediata;
- Economia para o usuário: além de evitar o deslocamento para outras cidades, a digitalização dos processos reduz gastos com a emissão de segunda via de documentos. O AVCB e outros documentos podem ser impressos quantas vezes necessárias pelo usuário;
- Facilidade: todas as etapas são informatizadas. Assim que o projeto dá entrada no sistema, é gerado um protocolo e o usuário passa a acompanhar todo o andamento do processo pelo portal do Infoscip;
- Desburocratização: o pagamento de taxas é reconhecido automaticamente pelo sistema e, após a vistoria, o AVCB é emitido imediatamente no local. O usuário pode imprimir o documento na mesma hora;
- Segurança: as marcas de segurança do documento antigo foram substituídas pelo QR Code, que agiliza a conferência e garante a autenticidade. Além disso, por meio do banco de dados, o envelhecimento e a fragilidade do papel não são mais problema;
- Liberação de efetivo dos bombeiros: outro aspecto importante é a redução de mão de obra. Para realizar os protocolos e arquivar todos os documentos impressos era necessário manter uma área de arquivo e vários militares para a organização. Com o armazenamento digital, os militares serão realocados para outras funções;
- Economia para o Estado: o benefício principal para o Estado é a possibilidade de análise de projetos em rede. Um projeto do Norte do estado, por exemplo, pode ser analisado em outra cidade com a mesma riqueza de detalhes que os documentos físicos fornecem.
Sistema inovador é referência no país
O Infoscip foi premiado três vezes e reconhecido em âmbito nacional. O Corpo de Bombeiros foi convidado pelo Sebrae para apresentar o sistema no Seminário Brasil Mais Simples, que ocorreu em 2018, em Brasília (DF), Maceió (AL) e em Natal (RN), como exemplo de boas práticas em Tecnologia da Informação que facilitam e estimulam a abertura de empreendimentos no país.
Integrado com o sistema da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), só no último ano, mais de 180 mil empreendimentos foram licenciados pelo Corpo de Bombeiros, o que contribuiu para a posição de destaque que Minas Gerais ocupa no cenário nacional de desburocratização para a abertura de empresas.
Acesse o Infoscip em www.prevencaobombeiros.mg.gov.br e experimente as vantagens do sistema digital para regularizar sua edificação.
Clique aqui para mais informações.
"
["author"]=>
string(6) "Minas1"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(554775)
["filename"]=>
string(14) "bombeiromg.png"
["size"]=>
string(6) "452302"
["mime_type"]=>
string(9) "image/png"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(9) "politica/"
}
["image_caption"]=>
string(128) "Com a ampliação do serviço, cerca de 25 mil processos digitais por ano tramitarão no Infoscip / Divulgação/Bombeiros "
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(157) "
Ferramenta digital implementada em todo o estado otimiza tempo, reduz gastos e oferece mais segurança para o cidadão
"
["author_slug"]=>
string(6) "minas1"
["views"]=>
int(112)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(false)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(81) "corpo-de-bombeiros-desburocratiza-processos-de-seguranca-contra-incendio-e-panico"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(435)
["name"]=>
string(5) "Minas"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(5) "minas"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(435)
["name"]=>
string(5) "Minas"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(5) "minas"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2019-08-02 17:19:02.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2019-08-02 17:19:02.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2019-08-02T17:20:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(23) "politica/bombeiromg.png"
}
O Corpo de Bombeiros, pioneiro no Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (SSCIP) digital, concluiu, nesta semana, a expansão do Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Infoscip) para todas as regiões do estado. A ferramenta otimiza tempo, reduz gastos e oferece mais segurança para emissão, conferência e renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
O sistema foi desenvolvido com objetivo de trazer maior agilidade, praticidade e segurança na elaboração e tramitação de processos de segurança contra incêndio e pânico. Após sua implantação, em 2012, na Região Metropolitana de BH, o sistema passou por uma série de melhorias que possibilitaram o início de sua expansão para as unidades do interior do estado. Nesta semana, o esforço de expansão foi implementado em todo o território mineiro.
Com a ampliação do serviço, cerca de 25 mil processos digitais por ano tramitarão no Infoscip, proporcionando transparência, segurança, agilidade e redução de custos para o cidadão e para o Corpo de Bombeiros. A migração de todos os processos impressos para formatos digitais deve ocorrer até 2022.
Vantagens do Infoscip
A ampliação do Infoscip para todo o estado é um marco para o Corpo de Bombeiros, pois garante benefícios para usuários, para a corporação e para todo o estado. Dentre eles, destacam-se:
- Agilidade: nas cidades que não contam com a presença física de uma unidade do Corpo de Bombeiros, o processo mostrava-se ainda mais lento, devido à necessidade de deslocamento para outro município para apresentar o projeto. Com o recurso, a apresentação é imediata;
- Economia para o usuário: além de evitar o deslocamento para outras cidades, a digitalização dos processos reduz gastos com a emissão de segunda via de documentos. O AVCB e outros documentos podem ser impressos quantas vezes necessárias pelo usuário;
- Facilidade: todas as etapas são informatizadas. Assim que o projeto dá entrada no sistema, é gerado um protocolo e o usuário passa a acompanhar todo o andamento do processo pelo portal do Infoscip;
- Desburocratização: o pagamento de taxas é reconhecido automaticamente pelo sistema e, após a vistoria, o AVCB é emitido imediatamente no local. O usuário pode imprimir o documento na mesma hora;
- Segurança: as marcas de segurança do documento antigo foram substituídas pelo QR Code, que agiliza a conferência e garante a autenticidade. Além disso, por meio do banco de dados, o envelhecimento e a fragilidade do papel não são mais problema;
- Liberação de efetivo dos bombeiros: outro aspecto importante é a redução de mão de obra. Para realizar os protocolos e arquivar todos os documentos impressos era necessário manter uma área de arquivo e vários militares para a organização. Com o armazenamento digital, os militares serão realocados para outras funções;
- Economia para o Estado: o benefício principal para o Estado é a possibilidade de análise de projetos em rede. Um projeto do Norte do estado, por exemplo, pode ser analisado em outra cidade com a mesma riqueza de detalhes que os documentos físicos fornecem.
Sistema inovador é referência no país
O Infoscip foi premiado três vezes e reconhecido em âmbito nacional. O Corpo de Bombeiros foi convidado pelo Sebrae para apresentar o sistema no Seminário Brasil Mais Simples, que ocorreu em 2018, em Brasília (DF), Maceió (AL) e em Natal (RN), como exemplo de boas práticas em Tecnologia da Informação que facilitam e estimulam a abertura de empreendimentos no país.
Integrado com o sistema da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), só no último ano, mais de 180 mil empreendimentos foram licenciados pelo Corpo de Bombeiros, o que contribuiu para a posição de destaque que Minas Gerais ocupa no cenário nacional de desburocratização para a abertura de empresas.
Acesse o Infoscip em www.prevencaobombeiros.mg.gov.br e experimente as vantagens do sistema digital para regularizar sua edificação.
Clique aqui para mais informações.