Depois de uma semana marcada por muito calor e baixa umidade do ar em pleno inverno, a temperatura diminui um pouco em Belo Horizonte, neste fim de semana, mas o clima segue quente. Segundo o serviço de meteorologia GeoClima Soluções Ambientais, os termômetros devem chegar a 30°C e a umidade relativa do ar deve girar em torno de 35%. "A redução, mesmo que pequena, do calor se deve aos ventos marítimos que estão vindo do Sudeste do Brasil", explicou Heriberto dos Anjos, do serviço de meterologia GeoClima.

Na última sexta-feira (13), a capital bateu recorde de calor pelo segundo dia consecutivo, com temperaturas que chegaram a 36,4°C na região da Pampulha - a mais alta da estação desde que o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) começaram a fazer as medições, em 1910. 

A partir da próxima terça-feira (17), o calor deve voltar com tudo em BH, com termômetros girando em torno de 30°C e uma taxa de umidade do ar que deve ficar abaixo de 20%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a faixa abaixo dos 30% como de risco. Para se ter uma ideia, no deserto a umidade gira em torno de 10%.