A edição 2025 do Azeitech acontece nesta sexta-feira (21/2), em Maria da Fé, Sul de Minas Gerais. O evento, presencial e gratuito, realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vai tratar de temas como sustentabilidade e agricultura regenerativa.

A programação terá início às 8h, no Campo Experimental da Epamig, e vai englobar as atividades do 20º Dia de Campo de Olivicultura e da 10ª Mostra Tecnológica, que consiste em uma exposição de equipamentos, insumos e produtos derivados da olivicultura.

“Em 2025, o Dia de Campo de Olivicultura completa 20 anos de história. A Mostra Tecnológica surgiu posteriormente e tornou-se mais do que uma oportunidade de negócios. Trata-se de um ponto de encontro e de um canal direto de troca de informações entre os participantes”, avalia a pesquisadora da Epamig, Carolina Ruiz Zambon, que integra a Comissão Organizadora do Azeitech.

Esta edição terá a participação de 20 empresas e de empreendimentos locais, que se desenvolveram a partir do crescimento da cultura. “Receberemos empresas que comercializam insumos agrícolas, maquinários voltados para a extração de azeite e consultoria, além de artesanato e cafés especiais”, detalha a pesquisadora.

Inovações e parcerias

A catarinense Fast Indústria, que disponibiliza tecnologia 100% nacional para a olivicultura, participa desde as primeiras edições e é uma das patrocinadoras do Azeitech. Já a Agropixel, que trabalha em soluções para a agricultura de precisão, e a Luxembourg, que atua na comercialização e exportação de diferentes insumos agrícolas, vão estar no evento pela primeira vez.

A Mostra Tecnológica também trará novidades. A Minas Caldeiraria vai apresentar o mini tanque de inox desenvolvido, especificamente, para atender à demanda do projeto de pesquisa “Processos inovadores nas agroindústrias de azeite de oliva e abacate”, da Epamig, aprovado no Edital 040 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

“Acredito que esse equipamento, será extremamente requisitado por outras empresas do setor, inclusive para decoração”, pontua Carolina Zambon.

Entre os expositores institucionais, estão o Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Itap), pertencente à Epamig, o Sistema Faemg/Senar-MG, as Associações dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), de Produtores de Agricultura Natural de Maria da Fé (Apanfé) e a Cooperativa Mariense de Artesanato Gente de Fibra.

A programação inclui ainda o debate técnico envolvendo Epamig, Embrapa e Assoolive, no qual serão apresentados e discutidos os projetos do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Epamig e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Olivicultura e do Azeite Brasileiros.

As inscrições para visitantes do Azeitech 2025 podem ser feitas no local, no dia do evento, a partir das 7h30.