Deputado que ameaçava concorrer desiste a pedido d Adalclever Lopes, o grande articulador da candidatura única do seu virtual sucessor
O presidente da ALMG, Adalclever Lopes (MDB), acaba de selar a eleição consensual do seu candidato a sucessor, Agostinho Patrus (PV), tirando do páreo o deputado que ameaçava disputar o cargo, Arlen Santiago (PTB). “Não poderia deixar de atender um pedido de Adalclever”, disse o petebista ao confirmar sua desistência definitiva e adesão ao grande acordo que vem sendo construído pelo presidente em torno de Patrus, agora candidato único e a caminho de uma votação consagradora no dia 01 de fevereiro.
CAUTELA E ENTENDIMENTO
Santiago poderá ocupar a 2ª ou 3ª secretaria na nova mesa diretora da ALMG dependendo de conversas a ocorrerem nestes próximos 15 dias até a eleição. A exemplo da presidência, os demais cargos na mesa estão sendo negociados entre os partidos, conforme o peso das respectivas bancadas, nas costuras lideradas por Adalclever e seu virtual sucessor Agostinho Patrus. O relato corrente nos bastidores é de que está prevalecendo entre os deputados estaduais um sentimento de disposição ao entendimento interno; ao que parece a grande maioria está preferindo começar a nova legislatura com cautela, sem gerar polêmicas ou ruídos excessivos ou desnecessários. Afinal, ninguém sabe o que vem por aí após as mudanças drásticas feitas pelos eleitores nos rumos políticos de Minas Gerais.
FECHO DE OURO
O mandato de Adalclever termina no dia 31 de janeiro. Ele não disputou a reeleição ao mandato de deputado, concorrendo ao governo do Estado em campanha lançada às pressas a dois meses do pleito após a desistência do ex-prefeito Marcio Lacerda, de quem era vice. O presidente da ALMG, não obstante o poderio político do cargo, ficou em quarto lugar nas urnas e teve apenas 2,77% dos votos válidos. Essa derrota eleitoral agora é compensada pela expressiva vitória política que é a eleição do sucessor com maioria esmagadora de votos – se não de todos os deputados, reeleitos e novatos. É possível, inclusive, que votar no candidato de Adalclever seja uma forma de muito deputados o prestigiarem. O fato é que o presidente vai deixando o legislativo com uma mostra de popularidade na casa. Não é à toa que seu nome é lembrado com frequência para posições de poder no Estado, seja no executivo ou no próprio legislativo.
https://www.osnovosinconfidentes.com.br/acordo-evita-disputa-e-sela-eleicao-de-patrus-na-almg/