Nesta quinta-feira (6), o Cine Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, recebe a pré-estreia de um documentário que mergulha na trajetória de Frei Betto na literatura. O filme destaca a produção do autor mineiro, que tem 80 obras publicadas, entre memórias, ensaios, literatura infanto-juvenil, contos e romances.   

A exibição será às 19h. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser retirados por meio da plataforma Sympla. Também é possível retirar na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão.

Na sexta-feira (7), o filme estará disponível no canal do YouTube da produtora Mirar Lejos - responsável pelo documentário -, com acesso livre.
“Múltiplos: os percursos literários de Frei Betto” é o segundo documentário de uma tetralogia sobre o legado plural do frei dominicano. O projeto tem direção de Evanize Sydow e Américo Freire, que são biógrafos de Betto.

O primeiro, lançado em abril de 2024, A Cabeça Pensa Onde os Pés Pisam, trata da trajetória dele como educador popular e foi destaque em festivais como o Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano, além da Mostra de Cinema de Ouro Preto.
 
Segundo o escritor Ignácio de Loyola Brandão, que já assistiu o documentário, o novo filme destaca-se por conseguir transmitir as principais características do frade como escritor sem cair na monotonia.

“Ali está o escritor Frei Betto, com toda a sua política, ideologia, talento e inspiração. O filme é de uma rapidez e, ao mesmo tempo, de uma síntese, melhor do que qualquer ensaio que se possa ver. E não é chato. Filme sobre escritor, em geral, é chato, fica com pompas e teorias. Esse não", afirma.

Frei Betto
Escritor, teólogo e ativista brasileiro, Frei Betto desempenha papel significativo na política e na sociedade do país. Na trajetória - muitas vezes desafiadora das estruturas de poder opressivas - são marcantes a conexão com comunidades populares e movimentos sociais, além da interlocução entre a Igreja Católica e o Estado.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca