A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que a União Europeia (UE) avalia a possibilidade de sancionar países que cooperem com a Rússia em contornar as sanções aplicadas devido a invasão da Ucrânia. "O nosso foco é impedir a evasão às sanções da UE contra a Rússia, em conjunto com os nossos parceiros internacionais", disse von der Leyen em conferência de imprensa junto com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Kiev.

A presidente da Comissão Europeia adiantou que esse mecanismo faz parte do 11º pacote de sanções impostos a Moscou, no entanto enfatizou que somente será usado como ‘um último recurso’. “Mas que não deve haver dúvidas da determinação dos 27 Estados-membros da UE em fazê-lo se cumprir caso necessário. Todos os países do bloco vão apoiar a Ucrânia durante o tempo em que for preciso e o Kremlin já falhou dramaticamente nas ambições que tinha”, acrescentou.

Ontem, a Comissão Europeia confirmou que apresentou ao Conselho da UE o 11º pacote de sanções à Rússia. O Comitê de Representantes Permanentes dos Governos dos Estados-Membros da União Europeia começa a analisar o novo pacote na quarta-feira (10).