Segundo o Kremlin, já foi realizada a conversa telefônica entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, Vladimir Putin e Donald Trump, e que durou duas horas.

“A conversa está terminada”, declarou porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, citado pela agência de notícias estatal TASS.
O Kremlin adiantou que um dos pontos do acordo terá sido a aceitação por parte de Putin de cessar os ataques a infraestruturas energéticas da Ucrânia durante 30 dias. Mas, Moscou só aceitará um cessar-fogo total após a interrupção completa da ajuda militar e de inteligência das potências ocidentais a Kiev. Além disso, Peskov disse que serão trocados 175 prisioneiros de guerra de cada um dos lados já na quarta-feira (19).

O vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Dan Scavino revelou que a conversa transcorreu bem. No entanto, ainda não foi alcançada a trégua  completa.

Em cima da mesa estava à proposta de uma trégua de 30 dias, aceita pelo governo ucraniano. Porém, a Rússia insiste na manutenção dos territórios ocupados durante a invasão e não aceita uma eventual presença de uma força multinacional de paz na Ucrânia. Além de se opor à adesão da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).