RESGATE

Partiu do Cairo, no Egito, às 19h03 (horário local) e 14h03 no horário de Brasília a aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), levando consigo um grupo de 48 repatriados da Faixa de Gaza. A previsão é que chegue à Base Aérea de Brasília por volta das 3h20 da madrugada desta segunda-feira (11).

O grupo é composto por 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres (incluindo duas idosas) e quatro homens adultos, sendo 11 brasileiro-palestinos e 37 palestinos.

Após atravessarem a fronteira entre Gaza e o Egito pelo portão de Rafah no sábado (10), o grupo foi acolhido pela equipe da embaixada brasileira, transportados em vans providenciadas pelo governo federal e, após aproximadamente seis horas de viagem até o Cairo, descansaram, receberam alimentação e foram avaliados por profissionais de saúde. Em seguida, partiram para o aeroporto neste domingo.

Do total de 102 brasileiros e familiares próximos cuja saída da Faixa de Gaza foi solicitada, 24 tiveram negada a autorização, incluindo sete brasileiro-palestinos. Alguns familiares dos não autorizados optaram por não prosseguir. Dos 78 previstos na lista autorizada, 47 cruzaram a fronteira. Uma jovem de 22 anos, já no Egito, se juntou aos repatriados que seguem para o Brasil; ela é filha de uma das integrantes do grupo de Gaza.

Desde o início do conflito no Oriente Médio, 1.525 passageiros e 53 animais domésticos foram repatriados em 11 voos da Força Aérea Brasileira, utilizando três tipos de aeronaves. A logística envolveu cerca de 150 militares e 37 profissionais de saúde.