A paralisação do Campeonato Mineiro até 31 de março, devido ao avanço da pandemia de COVID-19 em Minas Gerais, não afetará a organização do Athletic para o restante do Estadual. Segundo o clube, apesar da perda técnica com a saída do atacante uruguaio Loco Abreu do Esquadrão, provocada pela interrupção do torneio, o elenco e o planejamento extracampo será mantido.


“O planejamento se mantém. Sabemos que agora os jogos serão atropelados, um em cima do outro, portanto, a nossa logística tem que se manter eficaz para suprir esta demanda de muitos jogos em poucos dias”, afirmou a direção do Athletic ao Superesportes. 


O time da Região do Campo das Vertentes seguirá com a rotina de treinamentos durante a paralisação do Mineiro e não pretende abrir mão de mais nenhum jogador nesse período. O técnico Cícero Júnior comandará as atividades no CT do Athletic até 31 de março, um dia antes da reestreia da equipe no torneio. 

 
Saída de Loco Abreu


Principal contratação do Athletic para a temporada, o atacante Loco Abreu deixou a equipe alvinegra no último sábado (20) após a partida contra o Pouso Alegre, no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei. Segundo o próprio jogador, o motivo da sua saída foi a dificuldade para conseguir entrar no Uruguai por causa da pandemia do novo coronavírus. A princípio, a partir do dia 2 de abril a fronteira será fechada. 
  
O uruguaio de 44 anos tinha contrato vigente com o Esquadrão até o dia 4 de abril, mas, com a paralisação do Mineiro, resolveu adiantar sua saída para conseguir acertar com seu último clube da carreira como jogador. A janela de transferências no Uruguai fecha dia 5, e o atacante já tem um pré-contrato assinado com outra equipe, ainda não revelada.
 
Loco Abreu estreou pelo Athletic na segunda rodada do Estadual, na derrota por 1 a 0 para o América, em Juiz de Fora. Foram quatro partidas como titular e nenhum gol marcado com a camisa da equipe de São João del-Rei. 


À reportagem, a diretoria do Athletic revelou que não irá contratar outro jogador para substituir Loco Abreu no setor de ataque.  
 
Contratos 


O Athletic garantiu que a paralisação do torneio estadual não causará mais nenhuma quebra de contrato com jogadores do elenco. Segundo a diretoria do clube, o caso de Loco Abreu foi uma exceção. 


“Todos os contratos dos atletas encerram no término do Campeonato Mineiro, visto que final foi mantida na mesma data (16/05 e 23/05)”, afirmou. 
 
 
Interferência no rendimento
 
O Athletic vive um bom momento nesse início da competição e, por isso, está na terceira colocação da tabela de classificação, com nove pontos – três vitórias e duas derrotas. O aproveitamento da equipe só é menor do que o do líder Atlético (15 pontos) e do vice-líder América (12). O clube reconheceu que a interrupção do campeonato pode prejudicar o desempenho do time na volta aos gramados.  


“Sabemos que o time está em uma crescente e isso (paralisação do Mineiro) pode ser ruim tecnicamente, mas será ruim para todos. Temos que manter o foco e o trabalho e dar sequência no bom trabalho”, informou, por nota, a direção.


O próximo duelo do Esquadrão no Mineiro será no dia 1º de abril, contra o Coimbra, no Independência, em Belo Horizonte. A partida válida pela sexta rodada ainda não teve seu horário definido pela Federação Mineira de Futebol (FMF).