Artilheiro

A fala do técnico Leonardo Jardim indicou que Kaio Jorge pode ter somente o jogo contra o Botafogo para tentar alcançar marcas individuais no Brasileirão. O treinador afirmou que usará os titulares na partida desta quinta-feira (4), às 20h30, no Mineirão, válida pela 37ª rodada, enquanto a rodada final deve contar com uma formação alternativa.

Kaio Jorge busca dois objetivos: tornar-se o jogador com mais gols do Cruzeiro em uma edição do Campeonato Brasileiro e disputar a artilharia geral da competição. O atacante soma 21 gols e lidera o ranking, seguido por De Arrascaeta, do Flamengo, que tem 18 e ainda enfrentará Ceará e Mirassol nas duas últimas rodadas.

No empate por 1 a 1 com o Ceará, na rodada anterior, o centroavante não atuou devido a desgaste físico. Leonardo Jardim explicou que pretende usar força máxima contra o Botafogo para tentar garantir a terceira posição da Série A.

A tendência de preservação na rodada final ocorre porque o Cruzeiro enfrentará o Corinthians pelos dois jogos da semifinal da Copa do Brasil nos dias 10 e 14 de dezembro. Assim, a partida contra o Santos, no domingo (7), deve ter uma escalação formada majoritariamente por reservas.

Kaio Jorge está próximo de marcas históricas. Ele igualou os 21 gols de Aristizábal em 2003 e pode se aproximar do recorde de Alex, autor de 23 gols no mesmo ano. Alex Alves aparece na lista com 22 gols em 1999.

O atacante também tenta alcançar um feito que não ocorre desde 1970, quando Tostão encerrou o campeonato como artilheiro nacional ao marcar 12 gols no então Torneio Roberto Gomes Pedrosa, posteriormente reconhecido como Campeonato Brasileiro.