A Volkswagen vai iniciar a venda do seu primeiro carro elétrico no Brasil no segundo semestre. O utilitário-esportivo ID.4 estava em testes no país há mais de um ano. A marca alemã é uma das últimas a oferecer um modelo eletrificado no mercado brasileiro, mas entra no segmento com projeto de produção local em cerca de três a quatro anos.

A subsidiária brasileira trabalha, em conjunto com a matriz alemã, no desenvolvimento de carros híbridos flex de baixo custo, os chamados modelos de entrada. Com essa tecnologia, o carro terá um motor elétrico e outro a combustão, que poderá ser abastecido com gasolina ou etanol.

O investimento de R$ 7 bilhões anunciado para o período de 2022 a 2026 será ampliado para incluir o projeto que exigirá uma nova plataforma (base) para uma linha de veículos, segundo disse o presidente executivo da Volkswagen na América do Sul, Alexander Seitz.

O executivo participou nesta quinta-feira, 23, de evento em comemoração aos 70 anos da chegada da marca ao país, realizado na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, a primeira das quatro plantas atuais, três delas para produção de automóveis e uma para motores.

“O híbrido flex vai ser muito importante para o mercado brasileiro nos próximos anos, até que modelos 100% elétricos tenham volume significativo (para venda e produção local)”, disse Seitz. “O ID.4 marca a largada da estratégia de eletrificação da marca no país”.

Fonte: O Estado de São Paulo