Faltam duas semanas para uma das datas mais esperadas pelos consumidores: a Black Friday. É nessa data de promoção anual que muita gente aproveita para trocar de celular, computador, televisores - principalmente com a Copa do Mundo coincidindo com o evento comercial deste ano.

Os eletroeletrônicos são sempre os queridinhos desse período, mas tem produtos conquistando a atenção dos clientes e brigando por mais espaço. Pesquisa realizada pelo Radar Simplex mostra que artigos de decoração, sofás e livros aparecem entre os dez itens que mais despertaram o interesse dos consumidores na primeira semana de novembro.

O levantamento esepcial Black Friday monitora as buscas realizadas por consumidores nos maiores e-commerces com operação no Brasil. “Temos sempre a expectativa de que, no topo das buscas para a Black Friday, estarão sempre os eletroeletrônicos e um outro item de roupa ou calçado, mas livros e decorações estarem na lista decididamente surpreendeu”, diz João Lee, CEO e sócio fundador da Simplex.

Lee avalia que itens como decorações e sofás podem estar, de alguma forma, ligados ao aumento do home-office no país. “É bem possível que o fato de as pessoas passarem mais tempo em casa estimule a busca por artigos de conforto doméstico e que contribuam para tornar o ambiente caseiro mais agradável”, pondera. 

No entanto, a busca por livros é considerada inusitada pelo executivo. Lee destaca que os e-readers, apesar de não estarem entre os dez itens mais buscados, também registram uma boa colocação, entre os 15 itens mais desejados. “É sempre bom ver livros e e-readers entre os itens mais procurados”, comenta.

Ranqueamento
Para ter bons resultados com o período de promoções, as empresas precisam ficar atentas a esse ranqueamento digital nos sites de buscas, como Google e Bing, avalia o CEO da Simplex.

Para Lee, é urgente que as empresas já insiram em suas landing pages termos relativos à Black Friday para estarem bem ranqueadas nesses sites. “Quem não fez isso seguramente já está atrasado e correndo sérios riscos de chegar à Black Friday sem ter conquistado uma boa posição nos sites de buscas. E isso pode ser fatal para as vendas”, alerta. 

Veja a relação dos dez itens mais buscados em conjunto com o termo “Black Friday” na primeira semana de novembro:
1 - Celulares
2 - Notebooks
3 - Geladeiras
4 - Air Fryers
5 - Tênis (calçado)
6 - TVs
7 - Decorações
8 - Sofás
9 - Máquinas de lavar roupa
10 - Livros