A academia de cinema de Hollywood anunciou nesta sexta-feira (12) que introduzirá novas regras de elegibilidade para aumentar a diversidade entre os indicados ao Oscar.
 
 A decisão acontece após anos de críticas pela falta de diversidade entre os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e entre os indicados e vencedores do Oscar.  

"Para garantir uma representação mais diversificada", uma nova força-tarefa será criada "para desenvolver e implementar novos padrões de representação e inclusão para a elegibilidade ao Oscar", afirmou a organização em comunicado.

As medidas não afetarão os filmes em competição este ano. 

A Academia não detalhou as novas regras, mas disse que as mudanças visam "promover práticas justas de recrutamento e representação dentro e fora da tela". 

Uma série de painéis de discussão sobre diversidade também será realizada, incluindo uma palestra de Whoopi Golberg, sobre "o impacto duradouro de clichês racistas e estereótipos prejudiciais nos filmes de Hollywood". 

As mudanças foram anunciadas após protestos maciços contra o racismo que se espalharam pelos Estados Unidos e foram replicadas em outros países, após o assassinato de George Floyd enquanto estava sob custódia policial em Minneapolis em 25 de maio.