QUALIFICAÇÃO


Importante pilar para o desenvolvimento turístico nacional, a qualificação de profissionais do setor recebeu atenção especial do Ministério do Turismo em 2022. Ao longo do ano, a Pasta ofertou 30 mil vagas em 15 cursos que englobam idiomas, gestão em turismo, libras, atendimento ao público, entre outros. São capacitações que proporcionarão emprego para os brasileiros e que contribuirão para a redução das desigualdades sociais e econômicas regionais, a promoção da inclusão social pelo crescimento da oferta de trabalho e a melhor distribuição de renda.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, ressaltou o empenho que proporcionou maior qualificação aos trabalhadores do setor. “Fizemos parcerias com importantes institutos de ensino que permitiram que essas vagas se tornassem realidade e auxiliassem muitos brasileiros se capacitarem melhor para conseguirem uma das mais de 261 mil vagas de trabalho criadas em 2022. Além disso, inovamos com um método especial que facilitou a comunicação dos operadores de serviços turísticos na língua inglesa”, disse.

Em março, o Ministério do Turismo lançou o método “Would You Like” que tem o objetivo de ensinar expressões básicas do idioma inglês por meio de vídeos, permitindo que profissionais com baixa escolaridade aprimorem a comunicação junto a visitantes internacionais. O lançamento da plataforma também ajudou a ampliar a procura por outras qualificações profissionais já oferecidas gratuitamente pelo MTur, como os cursos de Atendimento ao Turista e de Gestor de Turismo.

Além destas capacitações, a Pasta, em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), abriu 500 vagas para cursos de idiomas à distância para guias de turismo e condutores, sendo 300 para inglês e 200 para o espanhol. Os cursos tiveram apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Federação Nacional dos Guias de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo de Alto Paraíso (GO).

A oferta de qualificações no âmbito do órgão do governo federal também engloba o curso Gestor de Turismo, disponibilizado digitalmente por meio da Plataforma de Engajamento e Aprendizagem (PEA). A capacitação tem como público-alvo preferencial gestores públicos e privados do segmento, além de outros cidadãos e profissionais com mais de 18 anos de idade interessados em desempenhar funções relacionadas ao desenvolvimento do ramo.

Ascom/Ministério do Turismo