O Ministério do Turismo investiu R$ 1,7 milhão na restauração da Estação Ferroviária de Paranaguá, no Paraná. Com o recurso, foi possível adaptar e modificar o local para beneficiar pessoas com dificuldades de locomoção e dar maior conforto para quem visita um dos principais pontos turísticos da cidade paranaense. Todo o projeto para revitalização foi aprovado pelos órgãos de proteção ao patrimônio cultural e respeitou os traços do projeto arquitetônico original.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressaltou o trabalho realizado pela Pasta para o aprimoramento da infraestrutura turística nacional. “Temos mais um ponto histórico e cultural do Brasil recuperado e pronto para ajudar no desenvolvimento turístico do Paraná e, consequentemente, do país. Vamos juntos, transformar obras que estavam há tempos para serem feitas em geração de emprego e renda para nossa população. Este é o nosso trabalho”, concluiu. 

Entre as benfeitorias, a Estação Ferroviária de Paranaguá passou por uma completa reconstrução do telhado, incluindo a reabertura de um dos arcos fechados numa intervenção anterior. A bilheteria central e o biombo de anteparo visual da entrada dos banheiros foram completamente restaurados. Além disso, adaptações foram feitas para beneficiar pessoas com dificuldades de locomoção como rampa e sanitários acessíveis.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, todo o acervo com peças que remontam ao período em que a Estação Ferroviária foi construída, bem como a estrada de ferro, está em exposição no prédio, tratam-se de objetos originais que pertenciam a Rede Ferroviária Federal. Esse tesouro arquitetônico, com características neoclássicas, é o ponto zero da Estrada de Ferro que liga Curitiba ao litoral, sendo por muito tempo a porta de entrada do turismo na cidade. A Estação Ferroviária é um dos principais cartões-postais de Paranaguá.