Chegou ao Brasil neste sábado (19) o sexto voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros e familiares que estavam no Líbano, país que vive conflito armado entre Israel e o grupo Hezbollah. A aeronave, que carregava 212 passageiros e um gato, pousou às 7h15 na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP).

No total, a operação, batizada de Raízes do Cedro, já resgatou 1.317 passageiros e 15 animais de estimação - 11 gatos e quatro cachorros - desde o dia 2 de outubro. A prioridade na formação das listas, segundo a FAB, é trazer mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano.

Ao pousar no Brasil, os passageiros contam com atendimento médico e assistência de órgãos como a Polícia Federal e a Receita Federal.

A operação teve início após as tensões escalarem ainda mais no Oriente Médio, com ataques mútuos entre o governo de Israel e o grupo Hezbollah, que é financiado pelo governo do Irã, mas tem sua base de atuação no Líbano.

Informações do Itamaraty apontam que cerca de 21 mil brasileiros vivem atualmente no Líbano. Desses, pouco mais de 3 mil buscaram ajuda do governo brasileiro para deixar o país.

O mesmo avião, quando parte do Brasil para o Líbano, é usado para enviar insumos de saúde para o país asiático. Segundo o governo, mais de 47 toneladas de donativos, entre insumos hospitalares, cestas de alimentos e outros, já foram entregues.

Neste domingo (20), a aeronave será utilizada também para levar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até a Rússia, onde ele participa da cúpula do Brics, entre terça (22) e quinta-feira (24). O avião presidencial, que levaria a comitiva, teve seu uso vetado após a pane que sofreu no México.