LANÇAMENTO
 
A Ferrari acaba de revelar seu esperado e inédito crossover (ou “SUV”) intitulado Purosangue. Avaliado em US$ 390.195 ( cerca de R$ 2 milhões) ele é o primeiro modelo utilitário de luxo nos 75 anos de história da montadora italiana.


O Purosangue possui quatro portas, quatro assentos e um porta-malas de 473 litros e deve chegar aos showrooms no próximo ano, informa o site americano Bloomberg. Ele representa uma ruptura com as supermáquinas rebaixadas da Ferrari e acaba com as dúvidas de que algum dia a montadora de luxo produziria um veículo versátil.

“Por favor, não o chame de SUV, porque não é. É uma Ferrari!”, comentou Benedetto Vigna, CEO da empresa, durante coletiva de imprensa na fábrica da Ferrari em Maranello, no norte da Itália.

suvferrari (2).jpg

(Ferrari / Divulgação)


Apesar desse pedido do executivo italiano, é importante lembrar que a ideia de que crossovers e SUVs tendem a ser menos ágeis caiu por terra quando a Lamborghini lançou o Urus em 2018 e a Bentley apresentou o Bentayga, em 2016.

O Purosangue da Ferrari, com seu motor aspirado V12 de 715 CV, supera os dois concorrentes quando se trata de aceleração, alcançando 100 km/h em apenas 3,3 segundos – com velocidade máxima de 310 km/h. O Urus acelera de 0 a 100 em 3,6 segundos e o Bentayga, em 3,9.


Segundo o Bloomberg, as pré-encomendas do novo crossover da montadora italiana, que possui teto de fibra de carbono de concha única para diminuir seu centro de gravidade, provavelmente já passaram de duas mil unidades. Para manter a exclusividade, a Ferrari disse que as entregas do Purosangue não excederão 20% das vendas totais da empresa durante o ciclo de vida do novo modelo.