IMERSÃO À MINEIRIDADE

Entre o Triângulo, Alto Paranaíba e Nordeste de Minas está localizado o segundo maior bioma brasileiro e uma das mais conhecidas regiões produtoras de cafés especiais do estado: o Cerrado Mineiro. A conexão das belezas e paisagens naturais com a tradição e qualidade do café produzido no território deu origem a Rota Turística do Café do Cerrado Mineiro.

O lançamento para o mercado do novo destino turístico será durante o Festuris, um dos maiores eventos de negócios do turismo da América Latina, realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, entre os dias 9 e 12 de novembro.

"Estamos entusiasmados em apresentar a Rota Turística do Café do Cerrado Mineiro, em dos mais importantes eventos de turismo do país. A iniciativa é fruto do trabalho do Sebrae Minas em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secult, para reposicionar os destinos turísticos mineiros no mercado e oferecer experiências memoráveis aos visitantes. No caso do Cerrado Mineiro, a estratégia uniu a produção de café de alta qualidade da região com os atrativos naturais, históricos, culturais e gastronômicos locais, para valorizar as origens e criar novas oportunidades de negócios ligados à cadeia produtiva associada ao turismo rural", afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

A estruturação da Rota Turística teve início, em abril deste ano, com o projeto piloto na cidade de Patrocínio. O passeio inclui a visitação em diferentes fazendas que podem ser escolhidas pelos turistas, e terão a oportunidade de conhecer as plantações e os processos de produção dos grãos, além de experimentar a gastronomia local e tradicional café do Cerrado Mineiro, em verdadeira imersão à mineiridade.

"Será gratificante abrir as porteiras das nossas fazendas e compartilhar nossa cultura e mostrar nosso trabalho na produção de um café sustentável e de qualidade. A expectativa é que o projeto em Patrocínio seja replicado para outros municípios da região, incentivando a geração de emprego e renda", explica o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Gláucio de Castro.

O objetivo é estimular o turismo rural e de experiência na primeira região produtora de café do Brasil reconhecida com a chancela de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Denominação de Origem (DO) pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). 

"Além de ser referência na produção de cafés especiais com inovação e práticas sustentáveis, Patrocínio passa a oferecer experiências enriquecedoras para os turistas e benefícios duradouros para o território. O turista poderá saborear o tradicional cafezinho contemplando lugares e paisagens únicas e deslumbrantes. O resultado será o aumento do fluxo de visitantes, o desenvolvimento econômico regional e a valorização do processo de inovação e tecnologia utilizado pelos produtores", afirma o gerente do Sebrae Minas na regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves.

Para garantir um atendimento de excelência ao cliente e uma boa  experiência, o projeto também inclui ações voltadas para a capacitação de donos de pequenos negócios que fazem parte da cadeia produtiva associada ao turismo da cidade, como hotéis, pousadas, bares erestaurantes. 

O lançamento da Rota Turística do Café Cerrado Mineiro faz parte do trabalho conjunto realizado pelo Sebrae Minas, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Associação Comercial e Industrial de Patrocínio/Câmara de Dirigentes Lojistas (Acip/CDL), Secretarias Municipal e de Estado de Cultura e Turismo.

Café de origem

Produzido por 4,5 mil produtores em 55 municípios do estado, o café do Cerrado Mineiro é cultivado de 170 mil hectares de plantio. A produção da região corresponde por 12,7% da safra anual do país. Em Minas, representa 25,4% da produção total do estado, com uma média de 6 milhões de sacas por ano.

O diferencial dos grãos produzidos na região se dá por uma soma de fatores naturais e humanos. O clima da região, com estações definidas e um inverno seco, permite, por exemplo, que a secagem, feita entre os meses de maio e agosto, ocorra sem chuva, o que é ideal para manter a qualidade dos grãos e o sabor da bebida.

A topografia também ajuda. O relevo, quase todo plano, favorece a mecanização das lavouras, otimizando o tempo de colheita e o manejo e permitindo que se produza em grande quantidade. Outra característica é o solo, antigo e de excelente condição para a produção de café.

Estímulo ao turismo

O Sebrae Minas tem desenvolvido o programa Check in Turismo, uma série de ações e projetos voltados para a promoção e estruturação de destinos turísticos de norte a sul do estado. Entre as iniciativas estão a participação de receptivos e agências mineiras em feiras e eventos do setor, elaboração de estudos e pesquisas para a identificação e promoção de novas ofertas turísticas, além da formatação de roteiros e  comercialização.

Ainda são promovidas capacitações para a melhoria da gestão dos negócios locais do setor turístico. Nos últimos dois anos, já foram mapeados o potencial turístico de mais de 60 municípios no estado. Desses, 45 já têm plano de trabalho em execução e 47 cidades já foram atendidas por Agentes de Roteiros Turísticos. O objetivo do Sebrae Minas é reposicionar os destinos do estado já conhecidos, para que estejam preparados para oferecer experiências memoráveis aos visitantes.

Conheça os projetos do Check in Turismo:

Check in Minas

Evento criado com o objetivo de promover os destinos e o acesso ao mercado para pequenos negócios, por meio de Rodada de Negócios, Fan Tours, Press Trips e ações promocionais.

Check in na Rota das Oportunidades

Metodologia que tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico local com a ajuda de soluções voltadas para o território como:
dimensões DEL e dos estágios de maturidade dos destinos turísticos. 

Check in Negócios

Produtos criados para atender as especificidades dos pequenos negócios
do setor, melhorando a gestão e operação desses empreendimentos para que possam alcançar melhores resultados.

Serviço:

Lançamento Rota Turística do Café Cerrado Mineiro
De 9 a 12 de novembro
Festuris - Rua Garibaldi, 308 - Vila Suíça, Gramado (RS)

* Diretor Executivo da Assimptur

turismologoali@hojeemdia.com.br