Para apresentar os destinos turísticos mineiros de natureza e de aventura e mostrar como eles são inseparáveis da riqueza cultural, histórica e gastronômica do estado, O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), participa do Abeta Summit 2023 – 20º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Esta edição do evento acontece entre quarta-feira e domingo (25/10 a 28/10), em Grão Mogol, no Norte de Minas Gerais.

A Secult participará promovendo os destinos de aventura e também dará visibilidade a outras potencialidades do estado, como as experiências da cozinha mineira e as manifestações culturais presentes no estado.
 
Organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), o evento é patrocinado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

A importância da comunicação responsável para o turismo sustentável, perspectivas para o turismo brasileiro de natureza, Inteligência Artificial aplicada ao turismo, povos originários, comunidades tradicionais e a ancestralidade são alguns dos temas que serão abordados nos próximos dias.

Serão mais de 52 horas de conversas, oficinas, mesas de negócios e mais de 70 palestrantes convidados, além de espaço para apreciar a gastronomia local, que une traços da cozinha mineira e baiana.

O evento também receberá representantes dos Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, do Sebrae e de outros órgãos governamentais para falar sobre as perspectivas para o turismo brasileiro de natureza.

O Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura tem periodicidade anual e acontece ininterruptamente desde 2003.

Reunindo empresários, gestores públicos, consultores, acadêmicos, ativistas, jornalistas, guias e condutores, é considerado o principal encontro da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil e um fundamental fórum de debates do setor.

Neste ano, o destino anfitrião do Abeta Summit 2023 é a Cordilheira do Espinhaço, a maior cadeia de montanhas do país, patrimônio reconhecido pela Unesco como Reserva da Biosfera.

A região também está na rota internacional da prática de observação de pássaros, especialmente a cidade de Botumirim. O local é o único no mundo onde se pode avistar a espécie rolinha-do-planalto.