Neste verão, os passeios pelo porto e as caminhadas entre os prédios emblemáticos de Roterdã vão dividir o tempo dos visitantes com três exposições extraordinárias. As obras do retratista Martin Schoeller, os 25 anos da casa de moda Viktor & Rolf e a designer Hella Jongerius ocuparão lugar de destaque.
Martin Schoeller: Big Heads
De 19 de maio a 2 de setembro
O trabalho do fotógrafo e residente de Nova York, Martin Schoeller, é caracterizado pelos chamados retratos de “cabeça grande”; os close-ups frontais hiper-realistas. Em sua amplamente elogiada série Close Up, que entrará em cartaz no Nederlands Fotomuseum, Schoeller retrata seus personagens de perto; sempre com a mesma lente, a mesma exposição e do mesmo ângulo. Para esta série, Schoeller conseguiu colocar grandes personalidades na frente de sua câmera, incluindo George Clooney, Lady Gaga, Angelina Jolie, Angela Merkel, Jack Nicholson, Barack Obama e Mark Zuckerberg. Além das obras de Close Up, retratos de outras três séries de Schoeller também estão em exibição.
Viktor&Rolf: Fashion Artists 25 Years
De 27 de maio a 30 de setembro
Para celebrar o 25º aniversário da luxuosa casa de moda de Amsterdã Viktor & Rolf, o Kunsthal, em colaboração com os estilistas e o curador canadense Thierry-Maxime Loriot, apresenta uma grande retrospectiva. A exposição examina os elementos que tornam os designers únicos no mundo da moda atual e apresenta sua interpretação radical da “arte para vestir”.
Ao longo de suas carreiras, Viktor&Rolf têm continuamente superado as fronteiras entre arte e moda. Seus projetos se situam na divisão entre romantismo e rebeldia, exuberância e contenção, classicismo e conceitualismo. Os cerca de sessenta trabalhos das coleções de alta costura de Viktor&Rolf fornecem uma visão sobre sua abordagem idiossincrática e conceitual, onde eles não se esquivam de criticar a indústria da moda da qual eles mesmos são partes.
Hella Jongerius: Breathing Colour
De 9 de junho a 12 de agosto
Após 15 anos de pesquisa em cores, a designer holandesa Hella Jongerius apresenta no Museum Boijmans Van Beuningen uma série de instalações que ampliarão a compreensão sobre cor e forma. São objetos especialmente projetados que mostram como a percepção das obras é afetada pela luz, que muda com o decorrer do dia.
Para este fim, ela selecionou obras da coleção do museu junto com o artista Mathieu Meijers. Como resultado, a recente pesquisa de Jongerius entra em diálogo com as obras de antigos mestres, artistas contemporâneos e artesãos. A exposição é uma afirmação sobre o poder cor, a imperfeição e a versatilidade da cor como reação às cores de blocos fabricadas pela indústria. Em última análise, o objetivo que Jongerius tenta alcançar é justapor o poder da cor com o poder da forma.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto por ©David LaChapelle Studio
fonte:Qualviagem