O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, cumpriu nesta sexta-feira (30.10) mais uma série de agendas para tratar da retomada do setor e promover melhorias de infraestrutura turística. Em Fernando de Noronha (PE), a comitiva do Governo Federal conheceu projetos, visitou instalações e ouviu demandas dos moradores da Ilha. Como parte do incentivo ao retorno responsável do turismo, o MTur tem promovido encontros em vários pontos do Brasil, como Gramado (RS), Ouro Preto (MG), Serra do Cipó (MG) e Parque Estadual do Jalapão (TO).

O dia em Fernando de Noronha teve início no Centro de Visitantes de Fernando de Noronha, com a apresentação do projeto da escada de acesso à Praia do Sancho. A proposta prevê a construção de um equipamento que permita maior facilidade para visitar a praia que já foi eleita a melhor do mundo por cinco vezes pelo Tripadvisor Travelers' Choice Award. Atualmente existem duas maneiras de acessar o local: por mar ou por terra, sendo que esta última opção é por uma escada vertical com 208 degraus cravada na rocha. A obra vai proporcionar mais acessibilidade ao local.

Em seguida, os representantes do governo federal visitaram o complexo do Boldró, onde ficavam o antigo hotel Esmeralda e uma base da força aérea dos Estados Unidos na época da 2ª guerra mundial, e conheceram o projeto de revitalização local. Além de Álvaro Antônio, integraram a comitiva os ministros da Educação, Milton Ribeiro, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles; o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior; e o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Gilson Machado Neto.

O ministro do Turismo participou ainda de mais dois encontros com representantes da população local e dos pescadores. Primeiramente, em reunião com o Conselho Distrital de Fernando de Noronha, Álvaro Antônio destacou o potencial turístico da ilha e garantiu apoio para que a infraestrutura local permita a presença de mais visitantes e, também, que as melhorias gerem emprego e renda para os moradores. Durante o evento, o ministro anunciou o credenciamento do Banco do Nordeste como um dos agentes financeiros do Fundo Geral de Turismo (Fungetur).

“No dia 5 de novembro, o Banco do Nordeste vai assinar o credenciamento no Fungetur. Então, os recursos do Fungetur estarão disponíveis para que mais pequenos e microempresários tenham a oportunidade para acessarem”, afirmou. O Ministério do Turismo disponibilizou, até o momento, mais de R$ 2 bilhões em crédito para empreendedores do setor de turismo em todo o Brasil, principalmente para micro e pequenas empresas. Com estes recursos, a estimativa é de que mais de 26 mil empregos tenham sido preservados. Outros R$ 3 bilhões permanecem disponíveis.

O ministro destacou a importância de medidas para que o setor possa se desenvolver da melhor forma. “O destino turístico precisa de infraestrutura, capacitação profissional e promoção. Nossas ações são para que o turismo se desenvolva com a preservação do meio ambiente. No governo do presidente Bolsonaro, pela primeira vez na história, o turismo passou a ter prioridade na agenda econômica do país”, disse.

PESCADORES - Ainda na sexta-feira, o ministro do Turismo participou de um encontro com a Associação de Pescadores da Ilha. No evento, o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior; e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, entregaram carteiras de pesca para vários profissionais de Fernando de Noronha.