Líder geral

O atacante Arroyo ganhou um presentão de aniversário neste sábado (14) ao marcar um dos gols da vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre a URT, em Patos de Minas. O placar levou a Raposa à semifinal do estadual com a melhor campanha da primeira fase. 

Além do equatoriano, o artilheiro Kaio Jorge também deixou o dele e o time celeste ainda teve Matheus Henrique expulso no fim do primeiro tempo. Na etapa final, os donos da casa também perderam um jogador por expulsão.

Com isso, o Cruzeiro conseguiu segurar o placar e terá como adversário na próxima fase o Pouso Alegre, que terminou como o melhor segundo colocado geral.

Na outra ponta da semi acontecerá o duelo entre Atlético - que terminou como segundo melhor primeiro colocado -, e América, o terceiro melhor primeiro colocado. As datas previstas para acontecerem os jogos de ida e volta são 22 e 28 de fevereiro, os dois próximos sábados. 

O jogo

Com apenas dois minutos de jogo, a URT chegou a abrir o placar contra o Cruzeiro, mas o VAR acabou anulando o que seria um golaço de Gabriel Moyses, devido ao impedimento de Frederico, autor da assistência ao atacante do Trovão Azul. 

Após o susto, o time celeste chegou a criar possibilidades para abrir o placar, sendo uma delas com Matheus Pereira que, na pequena área, isolou a bola por cima do travessão. O duelo seguiu com o Cruzeiro chegando mais vezes ao ataque, o que acabou dando resultado aos 26 minutos, após trama que envolveu Matheus Pereira, Gerson e Kaio Jorge. 

Após chute de fora da área, o goleiro Ariel deu rebote. Atento ao lance, Gerson chegou mais rápido que a marcação e tocou para Kaio Jorge. Com tranquilidade, o artilheiro dominou e mandou para o fundo das redes. 

O duelo seguiu com a URT parando na forte marcação da Raposa. Nos acréscimos, o VAR voltou a atuar na partida, desta vez, para analisar um possível impedimento de Arroyo que terminou em gol para o Cruzeiro. Após traçar as linhas, o tento do equatoriano foi validado, e virou o presente de aniversário do jogador - que completa 20 anos neste sábado. 

No minuto final, Matheus Henrique acabou levando o segundo cartão amarelo após dividir uma bola com Hipólito  da URT e acabou sendo expulso de campo. A tarja gerou protesto por parte do meio-campista do Cruzeiro, que alegou ter sido um lance normal, sem a necessidade de aplicação de cartão. 

Com um a menos, Tite promoveu a primeira alteração na equipe na volta do intervalo, tirando Arroyo e mandando a campo Lucas Romero. Aos 12, o Cruzeiro reclamou de uma falta dura de Pedro Henrique em Matheus Pereira, que não havia sido marcada pela arbitragem.

Assim, o VAR voltou a trabalhar e ajudou o árbitro a expulsar o meio-campista do Trovão Azul, deixando as duas equipes com dez em campo. Aos 21, Tite sacou Kaio Jorge e Gerson de campo. No lugar deles entraram Wanderson e Christian, respectivamente.

A partida seguiu com o time celeste controlando as ações até que, aos no último grande lance do jogo, a URT diminui o placar com o Mateus Peloggia. O placar garantiu a Raposa a primeira colocação geral da primeira fase do Mineiro.

FICHA TÉCNICA

URT 1x2 Cruzeiro

URT:Ariel; Leandro Silva (Mateus Peloggia), Léo Santos, Victor Sallinas e Gabriel Augusto (Sandro); Pedrinho, John Everson, Hippólito (Laércio), Cesinha; Gabriel Moyses (Marcelo Maçola) e Federico (Wesley Hiago). Técnico: Ito Roque

Cruzeiro:Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba (João Marcelo) e Kaiki Bruno (Kauã Prates); Matheus Henrique, Gérson (Christian), Lucas Silva e Matheus Pereira; Keny Arroyo (Lucas Romero) e Kaio Jorge (Wanderson). Técnico: Tite

Motivo: 8ª rodada Campeonato Mineiro
Data: 14 de fevereiro de 2025 (sábado)
Local: Arena DB, Patos de Minas - MG

Arbitragem: Hieger Túlio Cardoso, auxiliado por Celso Luiz da Silva e Ricardo Júnior de Souza
VAR: Michel Patrick Costa Guimarães

Cartão Vermelho: Matheus Henrique (Cruzeiro)
Cartões Amarelos: Gabriel Moyses, Hippólito, Mateus Peloggia (URT); William (Cruzeiro)
Gol: Mateus Peloggia, aos 53', 2º tempo (URT); Kaio Jorge, aos 26’; Arroyo, aos 46’, 1º tempo (Cruzeiro)