CRUZEIROS

O Carnaval está chegando e a festa mais animada do ano promete potencializar ainda mais os números positivos da temporada de cruzeiros 2023/2024. Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos - CLIA Brasil, de 9 a 14 de fevereiro, 12 navios (entre cabotagem e longocurso) navegarão pela costa brasileira, com a expectativa de gerar 120 mil visitas de cruzeiristas durante o período.

Neste período, o Rio de Janeiro será o destino com o maior número de paradas de cruzeiros, com 11 no total. Apenas o Pier Mauá receberá sete navios, sendo esperados cerca de 16 mil turistas que podem injetar mais R$ 19 milhões na economia da cidade. 

"As viagens de navio movimentam não só o turismo náutico, mas toda uma cadeia que tem relação direta e indireta com o setor, por proporcionar ao turista a possibilidade de conhecer diferentes destinos, em especial nessa época de Carnaval, que as buscas por viagens aumentam. Isso aquece nossa economia e potencializa toda uma cadeia produtiva local", destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Segundo o mais recente estudo da CLIA Brasil, a média de impacto econômico gerada por cada cruzeirista nas cidades de escala é entre R$ 639,37 e R$ 813,56, nos destinos de embarque e desembarque.

"Temos a certeza de que esta temporada continuará contabilizando  números positivos, trazendo experiências memoráveis para as pessoas e, claro, gerando empregos e contribuindo para a economia nacional", explicou Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.

Destinos de Sol e Praia lideram a preferência de 51% dos viajantes, como apontou a pesquisa do MTur "Tendências de Turismo". Neste sentido, opções de cruzeiros se tornam mais um atrativo para os que não abrem mão de curtir as belezas da costa brasileira com muito conforto e em diferentes paradas.

Quem já fez um cruzeiro sabe tudo o que dá para fazer no navio: a alimentação já está inclusa, há diferentes tipos de lazer e atividades, como teatro, shows, academia, spa, games e piscinas. Além disso, as companhias oferecem diversas opções, para os que procuram festas tradicionais de Carnaval, como os desfiles no Sambódromo do Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, já que a cidade é uma das paradas obrigatórias nessa época do ano.

"Mais leitos ofertados, mais destinos, mais entretenimento, mais oportunidades de viagem. Nesse contexto, eventos grandiosos como o Carnaval e outras datas comemorativas são um verdadeiro convite para embarcar e viver coisas novas, principalmente pelo excelente custo x benefício dos cruzeiros", completou Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.

A preocupação com o meio ambiente é foco em diversos setores econômicos em todo o mundo, por isso, segundo a CLIA, a indústria de cruzeiros marítimos tem realizado investimentos e implementado diversos mecanismos para a redução de poluição e melhorias de eficiência na operação dos navios. Nesse sentido, muitas companhias marítimas têm estabelecido metas ambiciosas e trabalhado para zerar a emissão de carbono até 2050.

Exploramos apenas 25% do nosso verdadeiro potencial. O Potencial dos cruzeiros no Brasil é imenso. Isso prova que o país pode se tornar uma dasmaiores potencias nesse segmento de negócios. O que realmente precisa ser feito é ampliar emodernizar portos em outros destinos. Por exemplo, São Luís, Fortaleza, Recife, Belém Natal, Manaus e outros destinos importantes. Além disso, nosso país tem clima tropical, o que facilitaria uma temporada maior e mais escalonada.

O Ministério do Turismo, a Embratur, os governos estaduais e municipais devem fazer uma ação conjunta para planificar investimentose modernizar os terminais marítimos existentes. Atualmente não exploramos nem 25% do nosso potencial. Se houvesse uma atenção mínima para esse assunto, poderíamos ampliar as oportunidades de trabalho e atrair inclusive mais turistas internacionais para o Brasil.

As operações atuais estão restritas a Santos, Ilhabela, Ilha Grande, Ilhéus, Salvador, Maceió e Navegantes. Além dos portos que citamos acima, poderíamos ter ainda operações em Vitória -ES, Rio Grande-RS, Florianópolis-SC e até Paranaguá, no litoral do Paraná. É visível aconcentração de operações que acaba mitigando um ganho real e deixando nosso potencial ainda adormecido. Vamos lutar por esse importante segmento do turismo de lazer em nossopaís.

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