PARÁ

Em setembro, Alter do Chão, o destino de praia mais famoso do Pará, realiza uma tradicional festa que mistura religião, cultura, culinária e danças folclóricas que remetem à lenda do boto. Chamada de Çairé, ela é considerada a mais antiga manifestação da cultura popular da Amazônia e utiliza elementos religiosos e profanos em sua comemoração, representando a história da colonização na Amazônia e a força da Igreja Católica. No século XVII, a festa era realizada quando os jesuítas levavam dança e música para a cultura indígena durante as missões.

Para aproximar os mineiros dessa importante manifestação popular de Alter do Chão, a Azul Linhas Aéreas lançou na quinta-feira (20/7) voos extras para o destino no período 14 a 18 de setembro para comemorar os 50 anos do Festival Çairé. As frequências serão operadas por aeronaves ATR 72-600, com capacidade para 70 passageitos. O Festival Çairé reúne anualmente milhares de turistas – ou torcedores dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, bem nos moldes da tradicional rivalidade dos bois-bumbá de Parintins, na Amazônia.

Os voos parte do terminal em Confins nos dias 13 (quarta), 15 (sexta), 16 (sábado) e 17 (domingo), às 23h15, e chegam em Santarém às 2h30. O viajante ainda pode optar pelo voo que sai às 23h50 no dia 14 (quinta) da capital mineira e que pousa às 3h05 na cidade paraense. O retorno de Santarém para Belo Horizonte ocorre dia 14 (quinta), 16 (sábado), 17 (domingo) e 18 (segunda), às 3h20, ou no dia 15 (sexta), às 4h05.

Segundo Vitor Silva, gerente de Malha e Planejamento Estratégico da Azul, esse remanejamento prevê um aumento natural da procura por voos para Santarém durante a semana do festival . “Olhamos para nossa malha aérea e tentamos readequá-la ao máximo para oferecer mais conforto, possibilidades em mais de um dos nossos hubs e não deixar nossos clientes de fora desse tradicional evento”, explica.

Alter do Chão é o destino perfeito para quem procura por belas praias, mergulho, passear de barco ou de canoa, tomar banho de rio, caminhar na mata, admirar as lindas espécies de fauna e flora, bem como curtir a tranquilidade e um clima gostoso. Uma ótima época para visitar a vila é entre os meses de agosto e dezembro, quando ocorre a vazante dos rios do Pará. Com isso, o nível da água baixa e surgem as incríveis praias de águas doces com suas areias brancas e macias.

Mais informações, acesse Voe Azul.