A norte-americana Meghan Hall, de 34 anos, que descobriu que sofria de cancêr da mama sem que ela ou o seu médico tivessem sentido a presença de algum nódulo.

 
"Notei algo verde a escorrer à frente da minha camisa. Não pensei muito sobre o assunto, até que tentei tirá-la e vi que estava presa ao meu mamilo”, relata Meghan. "O meu peito estava a expelir um fluido verde!", explicou em entrevista à BBC News. 

De acordo com uma pesquisa preliminar apresentada na conferência de 2016 do UK National Cancer Research Institute’s (NCRI), no Reino Unido, uma em cada seis mulheres que descobriu o tumor foi com base num sintoma menos óbvio que a presença de um caroço, como anormalidades nos mamilos e perda de peso, por exemplo.

“É importante ficar atenta a quaisquer mudanças que possam estar a ocorrer, além de realizar mamografias e exames anuais”, diz Neelima Denduluri, médica e presidente associada do The U.S. Oncology Network Breast Committee, nos Estados Unidos. “Daí a importância de examinar os seios como um todo, acompanhando sempre a sua aparência e como os sente. Assim, será possível notar qualquer alteração, independentemente de ser cancro ou não”, acrescenta. A especialista indicou ainda outros possíveis sintomas da doença.

Quatro sinais de cancêr da mama que não têm nada a ver com caroços:

 

1. Pele com escamação, irregular ou inflamada

Conhece as suas mamas e todas as suas pequenas peculiaridades. “Portanto, se notar alguma mudança na sua aparência usual, preste atenção”, orienta Debra Patt, ginecologista e obstetra especialista em cancro da mama no Texas Oncology, do The US Oncology Network (EUA). “Qualquer sinal incomum, vermelhidão, inchaço, ondulação ou rugas na pele da mama ou ao redor do mamilo deve ser verificado pelo seu médico”, contou também à BBC.

2. Alterações nos mamilos

“Somente manequins têm mamilos perfeitos. A realidade é que nós, pessoas normais, temos que lidar com diferentes cores e tamanhos, posições, texturas e pelos” diz Neelima. “Tudo isso é normal, desde que já conheça os seus seios dessa forma”, acrescenta. E explica: se os seus mamilos têm um formato diferente desde que se desenvolveram, eles simplesmente são assim. Contudo, se se modificaram repentinamente, é necessário procurar um médico. Qualquer mudança nos mamilos, incluindo cor e textura, necessita de ser verificada para descartar um possível tumor.

3. Líquido expelido pelo mamilo

“É normal ‘perder’ leite durante a gravidez, durante a amamentação, e até um ano após o desmamar o bebê. No entanto, se notar qualquer vazamento em qualquer outro momento, deverá ser avaliada por um médico”, diz Debra. “Líquidos aleatórios, especialmente vermelho, verde ou com algum odor, podem significar que está com um problema, incluindo cancro da mama ou da glândula pituitária”, alerta.

4. Inchaço com dor

Seios inchados e doloridos também podem estar ligados ao cancro da mama. “Tudo está relacionado com o tamanho e a localização do tumor, que pode ser responsável por uma mudança de tamanho ou formato do seu peito”, explica Debra. “A maioria das mulheres que relatam dor nas mamas não sofrem de qualquer tumor. Contudo, se isso não tiver relação com o seu ciclo menstrual, não está a amamentar ou esse incómodo não desaparece, vá ao médico”, conclui.