Romeu Zema (Novo), único governador eleito pelo partido, afirmou que o Novo quer eleger, pelo menos, 15 a 30 prefeitos em todo o país. Em entrevista ao canal de televisão CNN, Zema disse que tem tentado acompanhar as eleições municipais, mas que não consegue estar presente sempre devido aos seus compromissos como governador de Minas Gerais. “Eu vou participar dentro do possível, já falei para o partido que estou à disposição. É lógico que meu tempo é curto”, afirmou.

Segundo o governador, esta vai ser a maior participação do Novo em uma eleição, com cerca de 600 candidatos a prefeito. Em 2020, Zema lembrou que foram cerca de apenas 40. “Um número extremamente diferente, e isso está dentro de uma nova visão do partido. Sabemos que um trabalho de longo prazo demanda uma base boa de vereadores e prefeitos”, disse o governador. 

Em Belo Horizonte, a pré-candidata a prefeita pelo partido é Luísa Barreto, ex-secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Zema. O nome dela ainda depende de confirmação em convenção, agendada para o próximo sábado (03/07). Nos bastidores, entretanto, muitos interlocutores falam que Luísa pode acabar virando vice na chapa de outro candidato. O nome mais cotado é de Mauro Tramonte (Republicanos). Os rumores, entretanto, são negados por Luísa.