GOVERNADOR DE MINAS

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), confirmou presença no ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em defesa da anistia a réus e condenados por envolvimento no 8/1. A manifestação está marcada para acontecer no domingo (6 de abril), às 14h, na Avenida Paulista, em São Paulo. O governador mineiro confirmou sua participação em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (2), em Brasília. 

Zema disse que estará “em São Paulo, nesse próximo domingo, às 14h”, completando: “sou favorável à anistia”. O mandatário não participou do ato pela anistia convocado por Bolsonaro em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 16 de março. Os governadores Cláudio Castro (PL), do Rio, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, e Mauro Mendes (União), do Mato Grosso, estiveram presentes.

O ex-presidente havia estimado 1 milhão de pessoas na manifestação, mas, ocupando pouco mais de três quarteirões, ela atraiu cerca de 18,3 mil (menos de 2% do esperado por Bolsonaro), segundo estimativa do Monitor do Debate Político no Meio Digital em parceria com a ONG More in Common. A medição foi realizada por meio fotos tiradas por drones e sistemas de inteligência artificial (IA). Já a Polícia Militar do Rio informou, pelo X, que havia 400 mil pessoas no ato, mas não deu mais detalhes do cálculo.

Por isso, o ato na Paulista se torna um momento crucial para Bolsonaro demonstrar força, reunindo o maior número de pessoas possível. A mobilização tem o objetivo de pressionar a classe política a avançar no projeto que perdoa os envolvidos no 8/1. O próprio Bolsonaro é réu sob a acusação de liderar uma tentativa de golpe de Estado.

Parlamentares mineiros

No último ato, na capital fluminense, o deputado federal por Minas Gerais Nikolas Ferreira (PL) participou do ato de cima do trio, discursando em crítica a Alexandre Moraes, exaltando Bolsonaro e pedindo por anistia. Segundo a assessoria do parlamentar, a presença dele está confirmada no ato em São Paulo até o momento.

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), que não compareceu ao ato no Rio, agora "está se organizando para ir", segundo sua assessoria. Conforme relatado pelo parlamentar na época, ele já tinha agendado um compromisso familiar para a data do ato e, por isso, não compareceu. 

Os vereadores de Belo Horizonte Pablo Almeida e Vile, ambos do PL, também participaram do ato. Para este domingo (6), Vile confirmou presença à reportagem, enquanto Pablo não respondeu até a publicação desta matéria.

No ato no Rio, foram também o presidente do PL Minas, deputado federal Domingos Sávio, e deputados federais Eros Biondini e Junio Amaral, ambos do PL, e Dr. Frederico (PRD). Outro nome que figura entre os principais do Partido Liberal em Minas, o deputado estadual Bruno Engler também acompanhou o ato. Os colegas de Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputados estaduais Amanda Teixeira Dias, Cristiano Caporezzo, Coronel Henrique e Lincoln Drumond, todos do PL, e Chiara Biondini (Progressistas) também estiveram presentes.