DEPUTADA DO PT

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) chamou a também deputada Benedita da Silva (PT-RJ) de "Chica da Silva" durante uma live realizada nessa terça-feira (2/7). A fala de Zambelli foi criticada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que acusa a parlamentar de racismo. Chica da Silva foi uma mulher escravizada no século 18, que depois de alforriada se tornou uma mulher influente na sociedade colonial. 

A declaração foi feita enquanto Zambelli reclamava de não poder falar na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, que aconteceu em Maceió (AL), nessa segunda e terça-feira. “Eu não vou ter poder de fala, né? Eu não vou falar porque provavelmente... não sei porque que eu não vou falar. Parece que já foi montada pela secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva”, disse.

Racismo

Em redes sociais, o diretório estadual do PT-RJ prestou solidariedade a Benedita da Silva e alegou que a fala foi racista. "Nossa solidariedade e apoio a nossa grande referência e exemplo de luta @dasilvabenedita, que foi chamada de "Chica da Silva" pela deputada bolsonarista Carla Zambelli. Benedita tem uma trajetória política exemplar, principalmente na luta do povo preto. Racistas não passarão", escreveram.

Na publicação do PT, Zambelli disse ter confundido os nomes. Ela afirma que já pediu desculpas a Benedita. A parlamentar também afirma que não teve a intensão de ofender a deputada do PT.

"Deputada Benedita, conforme já falamos e me desculpei pela confusão no nome, a Sra sabe que isso passa longe de querer lhe ofender, muito pelo contrário, até porque a história da Chica é uma linda trajetória de coragem e determinação. Um abraço", escreveu.

Os ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, também prestaram solidariedade a Benedita.

"Expresso minha solidariedade e apoio à grande @dasilvabenedita e meu total repúdio às manifestações de cunho racista proferidas contra a nossa guerreira. Benedita da Silva tem trajetória política exemplar de luta, principalmente na luta do povo preto e das minorias (...). Não podemos aceitar que discursos racistas e de ódio encontrem espaço em nossa sociedade e muito menos vindas de parlamentares, que devem seguir uma conduta ética e exemplar", escreveu Padilha.

"A deputada Benedita da Silva (@dasilvabenedita) é uma das maiores referências da política nacional. Uma inspiração para homens e mulheres que lutam por um país democrático, desenvolvido e sem racismo. Deputada Benedita, amamos a senhora e sempre estaremos ao seu lado", disse Silvio Almeida.