HOMENAGEM

Em breve, um espaço público de Belo Horizonte pode ganhar o nome de Fuad Noman, ex-prefeito da capital, que morreu na quarta-feira (24 de março), aos 77 anos, por complicações de um linfoma não-Hodgkin. Vereadores do PSD, partido de Fuad, protocolaram um projeto de lei (PL) na Câmara Municipal nesta segunda-feira (31 de março) propondo a homenagem.

A proposta sugere que o Espaço Multiuso do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, ainda em fase de conclusão, receba o nome do ex-prefeito. Atualmente, o local não possui uma denominação específica.

A iniciativa é liderada pelo vereador Helton Junior, em conjunto com Helinho da Farmácia e Maninho Félix. Segundo eles, a escolha do espaço se deve ao fato de ele integrar o programa "Centro de Todo Mundo", lançado no ano passado para revitalizar o centro da cidade - uma das frentes de atuação de Fuad enquanto esteve à frente da Prefeitura. Além disso, os parlamentares destacam a localização estratégica do espaço, próximo à sede do Executivo municipal, como um fator simbólico da homenagem.

Na justificativa do projeto, os vereadores ressaltam que a iniciativa busca “homenagear o Prefeito Fuad Jorge Noman Filho, que, ao longo de sua trajetória de mais de cinquenta anos de vida pública, teve o interesse público como princípio basilar de sua atuação, nunca se esquecendo de sua cidade natal, Belo Horizonte”.

Eles também enfatizam o legado deixado por Fuad em instituições como Banco Central do Brasil, Tesouro Nacional, Banco do Brasil, Governo do Estado de Minas Gerais, Gasmig e Prefeitura de Belo Horizonte, onde atuou como secretário da Fazenda, vice-prefeito e, por fim, prefeito.

"Desta forma, dar nome a este espaço público central em nossa cidade é uma tentativa de honrar o legado deste homem que dedicou cinquenta e cinco anos de sua vida ao Setor Público de nosso país", conclui o texto do projeto.