DISPUTA

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou que a disputa em torno do combate à pandemia no Brasil critou "a vacina mais política da história" e afirmou que, assim que as doses estiverem disponíveis, começará a imunização em todo o Estado de Minas Gerais. As declarações foram dadas em entrevista ao programa "Morning Show", da rádio Jovem Pan.

"Houve sim, infezlimente, (uma politização em torno da vacina). Eu nunca vi uma questão de saúde ser tão politizada. Uma questão que deveria ter ficado dentro da esfera do Ministério da Saúde, da Secretaria da saúde, acabou estrapolando, e nós temos hoje a vacina mais política da história. Isso nao aconteceu com o sarampo, com a poliomielite, com várias outras doenças. Infelimente, a política cresceu em cima dessa questão, o que nao feveria ter aconrecido, e quem sai prejudicado acaba sendo a população"m diz. 

Zema disse que o Estado se preparou antecipadamente e está pronto para oferecer a imunização à população

"A vacinação em Minas está toda estruturada. Eu venho do setor pirvado. Em abril, maio, já estava planejando o Natal no setor privado, e nós planejamos a compra de seringas, de agulha aqui seis meses antes da vacinação. Então, Minas Gerais adquiriu em outubro, setembro, do ano passado 50 milhões de seringas e de agulhas. Esse material boa parte já chegou, ja está nas regionais de saúde nesse momento, sendo distribuído para cada um dos 853 municípios. Além disso, adquirimos mais de 600 refrigeradores caso seja necessário para estar refrigerando a vacina. Assim que a vacina chegar, em 24 horas, 48 horas todos os mineiros que estarão classificados como aquelas pessoas que estarão na primeira leva, que são os profissionais de saúde mais expostos ao risco estarão com a vacina disponibilizada", afirmou.