JANELA PARTIDÁRIA

Dança das cadeiras. Sete vereadores de Belo Horizonte anunciaram, na noite dessa quinta-feira (28), que estão se filiando a novos partidos para disputar a eleição municipal. Todas as mudanças envolvem parlamentares do grupo ligado ao presidente da Casa Gabriel Azevedo (MDB). As articulações, inclusive, foram coordenadas pelo chefe de gabinete do emedebista, Guilherme Barcelos, conhecido na Câmara como Papagaio.

Quatro vereadores irão para o MDB. São eles: Cleiton Xavier, que estava no PMN; Henrique Braga, que deixou o PSDB; Loíde Gonçalves, ex-Podemos; e Sérgio Fernando Pinho Tavares, que se desfiliou do PL. Agora, a legenda de Gabriel conta com seis parlamentares na Câmara, a maior bancada da Casa. Além dos citados, o vereador Reinaldo Gomes Preto Sacolão também está na agremiação, mas ele deve deixar o MDB em breve, conforme interlocutores. 

As outras mudanças envolvem o Republicanos, que é a nova casa de Ciro Pereira, ex-PRD; Irlan Melo, que era correligionário de Ciro; e Ramon Bibiano da Casa de Apoio, que deixou o PSD do prefeito Fuad Noman. Com os três, a legenda com forte influência da igreja evangélica passa a contar com cinco vereadores na Câmara. Além dos recém-filiados, Fernando Luiz e Jorge Santos integram a legenda em BH. 

Até esta segunda-feira (1º), as bancadas do MDB e do Republicanos vão decidir a liderança e a vice-liderança na Câmara de BH. Os anúncios contaram com as participações dos deputados federais Newton Cardoso Júnior, presidente do MDB em Minas; e Gilberto Abramo, que comanda o Republicanos em BH.

As mudanças partidárias são permitidas desde 7 de março, quando se abriu a janela partidária. O prazo vai até 5 de abril e há expectativa de mais mudanças na Câmara. 

Além dos citados, uma mudança recente de partido na Câmara se deu com o vereador Wagner Ferreira, vice-líder do prefeito Fuad na Casa. Ele deixou o PDT e migrou para o PV.