METRÔ DE BH

O governador Romeu Zema (Novo) comemorou a assinatura do contrato de concessão do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Na manhã desta sexta-feira (24/3), Zema disse que a assinatura do contrato coloca "um ponto final em mais de 20 anos de promessa".

Zema acredita que a construção da Linha 2 - até o Barreiro - e a modernização da Linha 1, vão "agilizar a vida de quem mora na região metropolitana". O chefe do Executivo também tem expectativa de que concessão gere 30 mil empregos. 

"Tá assinada a concessão do Metrô de BH, colocando um ponto final em mais de 20 anos de promessas. A construção da Linha 2 até o Barreiro e a modernização da Linha 1 vai [sic] agilizar a vida de quem mora na região metropolitana e gerar 30 mil empregos. Minas tem Gestão", escreveu em seu Twitter.

O metrô de Belo Horizonte foi vendido à Comporte Participações S.A por R$ 25,7 milhões em dezembro do ano passado, no entanto, ainda faltava a assinatura do contrato. A criação de uma nova linha está prevista na concessão.

A Comporte é agora operadora da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-BH), ficando responsável pela gestão, operação e manutenção da rede, incluindo a Linha 1 (Novo Eldorado - Vilarinho) e a Linha 2 (Nova Suíça - Barreiro). A previsão é de que as novas estações sejam inauguradas a partir de dezembro de 2026 e que todas entrem em operação em 2028.