O governador Romeu Zema acompanhou nesta quarta-feira (5/5), em Caratinga, no Vale do Rio Doce, a vacinação contra covid-19 no município, que já inclui idosos acima de 60 anos. Zema também participou de uma blitz educativa, no centro da cidade, para conscientização sobre o uso de máscara e se reuniu com prefeitos da microrregião.

Durante a vacinação, o governador ressaltou o esforço do Governo de Minas para acelerar o processo de imunização.

"É a única solução definitiva para a pandemia, não só em Minas como no Brasil. Temos direcionado todo o esforço do Estado para que a distribuição das vacinas ocorra com a maior agilidade possível, estamos disponibilizando todas as aeronaves, quando necessárias. Naquilo que era possível, o Estado se antecipou. Em outubro do ano passado, quando ainda não se falava em iniciar a vacinação, adquirimos 50 milhões de seringas e agulhas que estão sendo utilizadas neste momento e adquirimos 700 refrigeradores que foram enviados a diversos municípios para poder acondicionar as vacinas", afirmou.

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, também acompanhou a vacinação em Caratinga e destacou a queda de internações e óbitos nas faixas etárias já imunizadas.

"Além dos pacientes acima de 80 anos, em que observamos a queda de internação e óbitos, também já conseguimos visualizar agora a redução na faixa acima de 70. A expectativa é a de que nas próximas semanas, com a aplicação da segunda dose naqueles acima de 60 anos, a gente tenha uma queda também neste grupo, que é o que mais ocupa os hospitais atualmente. Então, é clara a eficácia da vacina e a redução da internação e óbitos dos grupos já vacinados com a segunda dose", disse.

Também participaram da agenda deputados federais e estaduais, o prefeito de Caratinga, Welington Moreira, entre outras autoridades.
 

Fábio Marchetto

grupodavcina.jpg

Encontro com prefeitos

 

Em Caratinga, Zema ainda se reuniu com prefeitos de 19 cidades da microrregião, para ouvir demandas locais.

O governador reafirmou o compromisso com o diálogo, para que as decisões sejam acertadas.

"Estou vindo aqui para escutá-los. Durante toda a minha carreira profissional, o que mais fiz foi escutar. Estou aqui, hoje, para ver com os prefeitos do que eles precisam. Com toda certeza, isto vai proporcionar melhores decisões por parte do Estado. É o que tenho feito, escutar para poder decidir melhor", destacou o governador.

Agendas

No centro da cidade, o governador também participou de uma blitz educativa para conscientização sobre o uso de máscara, e conversou com comerciantes locais. E visitou, ainda, o 62º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).